Criado por Gabriel Ferreira em qua, 19/11/2025 - 15:53 | Editado por Regiane Barbosa há 2 semanas.
O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) de Diamantina recebeu os professores André Luiz Carvalho Ottoni do Departamento de Computação (Decom) da UFOP e Lara Toledo Cordeiro Ottoni (IFMG) para uma oficina sobre Inteligência Artificial e Patrimônio Cultural, durante a 5° Feira de Artes, Ciências e Tecnologia do instituto. O principal tema abordado nas atividades foi a adoção da ciência e tecnologia para impulsionar o futuro das construções históricas, através do uso de IA na conservação e educação patrimonial.
A oficina faz parte das atividades de divulgação científica do grupo de pesquisa Machine Learning and Robotics (MLBots) na linha de Inteligência Artificial e Patrimônio Cultural (IA.PATRIMÔNIO). O projeto tem como objetivo investigar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar o processo de classificação e detecção automática de construções históricas usando visão computacional.
A oficina foi realizada em três turmas e contou com a participação de alunos do IFNMG, estudantes de ensino fundamental de escolas da cidade e também profissionais da área de patrimônio cultural da Prefeitura de Diamantina e do Museu do Diamante.