Ir para o conteúdo

Laboratório da UFOP integra iniciativa estadual selecionada para financiamento internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O Laboratório Multiusuários de Microscopia Avançada e Microanálises (LMU-MAN), do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb), da UFOP, integra a BioImaging Network of Minas Gerais (BioIMG Net), que é uma rede de colaboração entre laboratórios de microscopia em Minas Gerais. O LMU-MAN é coordenado pelas professoras Cláudia Martins Carneiro e Carolina Nogueira de Paiva. O projeto aprovado pela Chan Zuckerberg Initiative (CZI) receberá o financiamento nos próximos três anos. Confira o texto divulgado pela instituição:
 
BioImaging Network of Minas Gerais (BioIMG Net), um novo ramo da Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais (RMic, www.microscopiamg.org.br) foi selecionada pela Chan Zuckerberg Initiative (CZI*) para financiamento nos próximos 3 anos. BioIMG Net é um dos 17 projetos selecionados em 31 países da África, América Latina e Caribe, e países da antiga União Soviética. CZI investirá 4.1 milhões de dólares no desenvolvimento de novas técncias de bioimagem, na ampliação do acesso de pesquisadores da área biomédica a essas técnicas, assim como no aprimoramento de sua expertise.
 
“A expansão do uso de técnicas de bioimagem (microscopia) por pesquisadores da área biomédica requer investimento no desenvolvimento de novos softwares e hardwares para obtenção e análise de imagens, a expansão do acesso a equipamentos de utilização multiusuária, o compartilhamento de recursos financeiros, a capacitação das equipes técnico-científicas de laboratórios de pesquisa em seus países de origem ”, disse Stephani Otte, coordenadora do Programa de Imagens do CZI. “Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas aos nossos novos agraciados, de engenheiros de software a cientistas de imagens, que estão ampliando os limites da compreensão da saúde e da doença.
 
BioIMG Net é uma iniciativa pioneira destinada a fortalecer a colaboração entre laboratórios de microscopia no estado de Minas Gerais e, em seguida, expandir esse esforço para outras regiões do Brasil e da América Latina. Tem como objetivos incrementar a produção de conhecimento científico-tecnológico e de inovação e a formação de recursos humanos qualificados. Os participantes do projeto acreditam que, dessa forma, podem reduzir as assimetrias relacionadas à acessibilidade a equipamentos de microscopia e respectivas técnicas de preparação de amostras e análise de imagens. Além disso, a BioIMG Net incentivará a implementação de técnicas de microscopia e microanálise em universidades/centros de pesquisa localizados em regiões economicamente desfavorecidas. Um aspecto de especial importância para a BioIMG Net é promover, por meio de cursos e workshops, o compartilhamento de infraestrutura e fomentar a difusão e o intercâmbio do conhecimento em microscopia. Em última análise, o BioIMG espera, ao apoiar a pesquisa biomedica, impactar diretamente a qualidade de vida e assistência médica na América Latina. Por fim, a BioIMG Net tem o potencial de promover um impacto na educação científica pela disseminação das técnicas de microscopia para estudo de fenômenos da natureza para professores e estudantes de escolas públicas no estado de Minas Gerais.
 
“Para curar, prevenir ou controlar todas as doenças, precisamos garantir que os cientistas de todo o mundo tenham acesso a tecnologia e conhecimentos de ponta”, disse o líder do programa comunitário de imagens CZI, Vladimir Ghukasyan. “Esses donatários conectarão pesquisadores em suas respectivas regiões para conduzir treinamento, expandir o acesso a instalações e tecnologias de imagem e promover as melhores práticas, com impactos positivos que atingirão muito além de suas regiões.” Este financiamento se baseia no apoio do CZI a cientistas de imagens, que estão aumentando a colaboração entre biólogos e especialistas em tecnologia e melhorando as ferramentas que os cientistas usam para imagens, bem como redes globais como a Global BioImaging e a BioImaging North America, que oferecem suporte a imagens regionais, fomentam o comunidade global de cientistas de imagem e oferece programas de acompanhamento de empregos.
 
As instituições que participam da BioIMG Net são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – Centro de Microscopia (CM-UFMG), Centro de Aquisição e Processamento de Imagens (CAPI) e Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fundação Ezequiel Dias (FUNED); e a Fundação Instituto Oswaldo Cruz-BH (FioCruz-BH).
 
 
* A Chan Zuckerberg Initiative (CZI) é uma organização filantrópica fundada em 2015 pelo casal Mark Zuckerberg (CEO da Plataforma Meta-antiga Facebook) e Priscila Chan com o objetivo de ajudar a resolver grandes desafios da sociedade— desde erradicar doenças e aprimorar a educação, até criar meios de solucionar as necessidades da sociedade local . Sua missão é construir um futuro mais inclusivo e promover um futuro com mais saúde para todos. Para mais informações : www.chanzuckerberg.com
 
Pesquisadora principal:
Cristina Guatimosim, PhD
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS MINAS GERAIS
 
Pesquisadores colaboradores:
Gregory Kitten, PhD
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
Rossana Melo, PhD
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

 

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais