Ir para o conteúdo

Mestranda de Pós em Ciência da Computação da UFOP recebe prêmio em Conferência Internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo pessoal
A aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) Débora Nasser Diniz recebeu o prêmio de melhor trabalho de estudante na área de Inteligência Artificial e Sistemas de Suporte à Decisão, na International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS) de 2019. 

O artigo intitulado "An Iterated Local Search Algorithm for Cell Nuclei Detection from Pap Smear Images" foi escrito em conjunto com os orientadores Marcone Jamilson Freitas Souza e Andrea Gomes Campos Bianchi, do Departamento de Computação (DECOM), e Cláudia Martins Carneiro, do Departamento de Análises Clínicas (DEACL). A conferência foi realizada de 3 a 5 de maio de 2019, em Heraklion, Creta, na Grécia.
 

ICEIS

Arquivo Pessoal
Débora com os professores Marcone, Andrea e Cláudia
 
O objetivo do trabalho premiado é propor um algoritmo para detectar núcleos em imagens de células obtidas em exames de Papanicolau. A ideia é reduzir os desafios do exame, uma vez que uma coleta de amostras celulares gera em torno de 15.000 imagens para análise manual dos citopatologistas. Disso decorrem dificuldades como a fadiga física e mental desses profissionais, que podem interferir negativamente no diagnóstico. Este é um passo importante na construção de uma ferramenta computacional para apoiá-los na identificação de alterações celulares e propiciar um diagnóstico mais rápido e confiável.

Parceria internacional - O trabalho resulta de um projeto colaborativo entre a UFOP, a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Lawrence National Berkeley Laboratory e a Universidade da Califórnia - Berkeley, denominado Center for Recognition and Inspection of Cells (CRIC). Criado em 2013, o CRIC trabalha principalmente na investigação de lesões em células cervicais e recebe apoio do CNPq, Capes e Fapemig. 

 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais