Ir para o conteúdo

Pesquisa em Análise Postural e Eletromiográfica gera registro de patente

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O registro do pedido de título de propriedade intelectual no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é resultado da dissertação de Talysson Santos, graduado em Engenharia Elétrica pela UFOP e integrante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
 
O projeto de pesquisa foi orientado pelo professor Márcio Falcão Santos Barroso (UFSJ) e coorientado pelo professor Rodrigo Augusto Ricco, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEELT) da UFOP. Intitulada "Sistema de Análise Postural e Eletromiográfica", a invenção patenteada consiste em um sistema de baixo custo que permite analisar a parte postural e muscular de atletas em oito pontos e 12 músculos diferentes, sendo que as informações são transmitidas por sistema sem fio e de forma simultânea à prática esportiva. Com este invento é possível atuar na prevenção e no tratamento de lesões e na melhoria do desempenho dos atletas.
 
Para Talysson, a inovação possui "grande potencial para impulsionar a atuação científica de engenheiros e fisioterapeutas (...) e auxiliará no diagnóstico de patologias durante a prática esportiva, atuando na prevenção e tratamento de lesões e na melhoria de desempenho de atletas".
 
Patente: Uma patente é um direito exclusivo que se obtém sobre invenções, um contrato entre o Estado e o requerente do processo de registro (geralmente pesquisadores). Se a patente ou o modelo de utilidade forem concedidos, é garantido ao titular o direito exclusivo de produzir e comercializar sua invenção. Atualmente a UFOP possui 132 registros de propriedade intelectual em nível nacional e oito em nível internacional, além de 23 marcas registradas.

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais