O professor da Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP, Éden Peretta, foi convidado para colaborar na criação do mais recente espetáculo da dançarina brasileira Beatriz Sano, selecionada na residência artística do Kinosaki International Arts Center (KIAC), no Japão.
O projeto Situation of Experimentation (“Situação e Experimentação” em tradução livre) combina elementos do caminhar com o registro em fotos e vídeos do ambiente ao redor, explorando um cenário que mescla natureza e artefatos. Participam do espetáculo as bailarinas e coreógrafas Beatriz Sano, Isabel Ramos Monteiro e Júlia Rocha. Também compõem a obra a cineasta Paula Ramos e os colaboradores artísticos Éden Peretta, Hideki Matsuka e Roberta Mendes.
Éden está no Japão por um período para realizar parte da sua pesquisa de pós-doutorado “Atlas Coreodramatúrgico: um método de criação em dança por meio do uso crítico e negativo de imagens”, financiado pela Fapemig, por meio do edital Mobility Confap Italy, com a supervisão da professora Samantha Marenzi da Universidade Roma Tre, Itália.
O Centro Internacional de Artes de Kinosaki (KIAC) do Japão é um centro cultural de criação em artes cênicas localizado no distrito termal da cidade de Toyooka, na província de Hyogo. Inaugurado em 2014, o centro oferece um programa de Residência Artística para artistas e companhias selecionadas em uma convocatória anual, apoiando o desenvolvimento de suas criações.
Os residentes podem permanecer no centro por um período mínimo de três dias e máximo de três meses, sem custos de utilização das instalações ou despesas de alojamento. As instalações estão disponíveis 24 horas por dia. O centro tem como objetivo promover espetáculos de excelência e criar um ambiente em que a comunidade local tenha acesso a diversas atividades artísticas, por meio dos programas “Meet the Artist”, que incluem apresentações de trabalhos em andamento e workshops.