Ir para o conteúdo

Pesquisadoras da Escola de Farmácia publicam artigo em jornal científico internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O artigo foi publicado no British Journal of Pharmacology, jornal científico da Sociedade Britânica de Farmacologia, responsável pelas publicações mais relevantes da União Internacional de Farmacologia (IUPHAR). 

A publicação é resultado da tese de Ana Carolina Moreira Souza, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (CiPharma) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), orientada pelas professoras Andrea Grabe Guimarães e Vanessa Carla Furtado Mosqueira, ambas do Departamento de Farmácia (Defar). 

A maior parte do trabalho foi realizada na Universidade de Montpellier, na França, mas também foram usados os laboratórios de pesquisa do CiPharma e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. 

O artigo mostra o mecanismo de cardiotoxicidade do arteméter, um dos medicamentos preconizados pela OMS para tratamento da malária. A grande inovação é a demonstração da prevenção da cardiotoxicidade com a formulação do fármaco em nanocápsulas para administração oral.
 
Confira o artigo.
 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais