As docentes do Departamento de Letras da UFOP, Ada Brasileiro e Viviane Pimenta, apresentaram, na segunda (20), um seminário na Universidade de Lorraine, na cidade de Nancy, na França. O título da apresentação é "O que faz um professor? A necessidade de nomear o trabalho invisível dos professores", em tradução livre.
Ada destacou a boa recepção da pesquisa. Segundo ela, a noção do trabalho invisível foi valorizada pelos pesquisadores da universidade francesa.
O seminário, elaborado como parte do estágio pós-doutoral da professora Ada, é fruto de uma pesquisa iniciada em 2018 e tem por objetivo nomear e descrever o uso da linguagem como instrumento utilizado pelos professores na transmissão do conhecimento. Além disso, o estudo ressalta a valorização e o reconhecimento da profissão docente.
"Para nós, que viemos fazer uma análise comparativa entre o trabalho do professor do Brasil e da França, esse foi um momento de trocas muito simbólicas de valorização de uma pesquisa brasileira no seio francês", pontua Ada.