Ir para o conteúdo

Pesquisadores da UFOP publicam artigo cientifico em parceria com poloneses

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Os pesquisadores da UFOP Katiane Nogueira, do Departamento de Ciências Biológicas (DECBI), e Leonardo Brandão Nogueira, do Departamento de Geologia (Degeo), publicaram um artigo científico sobre o câncer de bexiga no Journal of Pharmaceutical Analysis, em colaboração com os pesquisadores poloneses Thomasz Ruman e Joanna Niziol, da Rzeszów University of Technology.
 
O artigo "Metabolomic and elemental profiling of blood serum in bladder cancer" é resultado do estudo realizado pelos pesquisadores na busca por traçar os perfis metabólicos e elementares e determinar potenciais biomarcadores do câncer de bexiga.
 
Amostras de tecidos de bexiga foram analisadas por três métodos: Ressonância Magnética Nuclear (RMN), Espectrometria de Massas por Ionização e Dessorção a Laser (LDI-MS)  e Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES). As análises foram realizadas nos laboratórios da UFOP, na Polônia e Estados Unidos.
 
Os resultados indicam a presença de um perfil de biometais nos órgãos avaliados que pode ser validado para o rastreio do câncer de bexiga usando apenas exames de sangue.
 
A pesquisadora Katiane Nogueira, que coordena o Laboratório de Neurobiologia e Biomateriais, destaca que a parceria com os poloneses "melhorou muito a questão da internacionalização da Universidade", e que a pesquisa "tem um impacto imenso, não só científico, mas para a área da biotecnologia". A colaboração também abriu a possibilidade de utilização futura do mesmo biomarcador para a identificação da Doença de Alzheimer.

image_2.png

Visita dos pesquisadores poloneses aos laboratórios parceiros da UFOP
A pesquisa teve início em 2018, com a ida dos pesquisadores da UFOP à Universidade Politécnica de Rzeszów, na Polônia, quando percebeu-se a possibilidade de colaboração mútua entre as instituições.
 
A visita foi realizada por meio de edital do programa de mobilidade internacional Erasmus+, fomentado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).
 
Confira o artigo.
 

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais