Ir para o conteúdo

Pós em Engenharia Mecânica realiza primeira defesa de mestrado

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFOP (Propem) realiza nesta quarta (30), às 9h30, a primeira defesa de mestrado do curso. A dissertação "Simulação do efeito do campo magnético no escoamento de metal líquido em leito poroso" é defendida pelo mestrando Marcos Rafael da Silva, sob a orientação dos professores Eliana Ferreira Rodrigues e Henor Artur de Souza. 
 
O projeto, que tem relevância econômica no setor industrial da região minero-metalúrgica de Minas Gerais, avalia a possibilidade de diminuir a macrossegregação em metais com a introdução de campos magnéticos. "A macrossegregação está associada ao movimento convectivo do líquido segregado durante o processo de solidificação e, embora existam poucos estudos nesta área e novos métodos ainda não tenham sido propostos, o efeito de um campo magnético nesta região se mostra promissor na função de reduzir a velocidade de escoamento do metal líquido", explica Marcos. 
 
PROPEM - O Programa foi aprovado pela Capes no final de 2018 e atende à demanda de atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no campo da Engenharia Mecânica, com relação às áreas de mineração e metalurgia, mecânica e manutenção, energia e petroquímica, bens de consumo, produção automotiva e demais demandas do Quadrilátero Ferrífero, em apoio ao desenvolvimento tecnológico sustentável da região.
 
Há duas áreas de concentração no Programa: "Térmica e Fluidos", com a linha de pesquisa Fenômenos de Transporte e Energia; e "Materiais e Processos de Fabricação", com as linhas de pesquisa de Caracterização de Materiais e Processos de Fabricação. 
 
"O Propem tem como objetivo geral oferecer à comunidade acadêmica um programa de mestrado em Engenharia Mecânica que possibilite a formação de recursos humanos altamente qualificados para o desenvolvimento tecnológico na indústria, ciência e academia, contemplando as pesquisas de base e novas tecnologias", conta a coordenadora do Programa, Margarida Márcia Fernandes Lima, que destaca o momento e agradece aos professores orientadores da dissertação, Eliana Ferreira Rodrigues e Henor Artur de Souza.
 
A defesa tem início às 9h30 e vai ser realizada pelo Google Meet

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais