Ir para o conteúdo

Professor aposentado da UFOP é primeiro brasileiro a receber o prêmio da GSA

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Print site GSA
O professor Fernando Alkmin foi premiado pela Geological Society of America (GSA) na categoria Florence Bascom Geologic Mapping Award, por sua contribuição para o avanço do conhecimento geológico do Brasil e desenvolvimento de novos conceitos científicos na área de Ciências da Terra. As pesquisas realizadas pelo professor também colaboraram para o desenvolvimento das indústrias do petróleo e mineral e para o entendimento tectônico, geomorfológico e hidrogeológico nacional. A categoria homenageia [sugestão: contempla] os cientistas que contribuem para o mapeamento geológico de alta qualidade.
 
Fernando comenta que a premiação da GSA mostra a crescente presença de cientistas brasileiros na área e no cenário internacional. "Os brasileiros hoje estão presentes em importantes grupos de pesquisa e na editoria e páginas de periódicos científicos internacionais. Esta premiação é mais uma expressão desta presença", destaca.
 
O professor graduou-se em Engenharia Geológica na UFOP em 1978 e, ao longo dos 42 anos de carreira, orientou de mais de 70 dissertações e teses, participou da publicação de 82 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, escreveu 26 capítulos de livro, além de um livro completo, atuou na organização de conferências nacionais e internacionais e na confecção de mais de dez guias geológicos de campo.
 
Ele destaca o papel da UFOP no crescimento da carreira e conta que suas atividades de pesquisa se iniciaram com o projeto de doutorado, que foi concluído na Universidade Técnica de Clausthal, na Alemanha, em 1985. Naquela época, o Departamento de Engenharia Geológica  (Degeo) da UFOP iniciava o seu programa de pós-graduação stricto sensu, com cursos de mestrado no âmbito de um convênio com a Petrobrás. "Neste programa, tive contato tanto com acadêmicos de grande reputação internacional, quanto com um grupo de profissionais excepcionais que, igualmente, se encontravam na vanguarda do conhecimento técnico e científico", conta Fernando.
 
A partir daí, o educador atuou como professor em várias disciplinas do curso de graduação em Engenharia Geológica e no programa de pós-graduação do Degeo como docente, supervisor de projetos de mestrado e de doutorado e como pesquisador. "As parcerias científicas que estabeleci desde os anos 1980 com colegas e alunos brasileiros e estrangeiros possibilitaram a conclusão de vários projetos de pesquisa e concorreram decisivamente para esta distinção pela GSA", relata.
 
Acesse o site para saber mais informações sobre o prêmio.
 
GSA - A Sociedade Geológica dos Estados Unidos, fundada em 1888, é uma instituição que se dedica aos estudos da geociência, com mais de 20 mil membros em mais de 100 países, que promovem descobertas científicas em todos os níveis de especialização e nos setores acadêmico, governamental, empresarial e industrial.

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais