O professor Aisllan Assis, da Escola de Medicina da UFOP, participará do 14º Congresso Ibero‑Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ) 2025, que acontece de 15 a 17 de julho, no Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (ISLA), localizado em Vila Nova de Gaia, Portugal. Durante o evento, o professor vai apresentar o trabalho "Promoção da Saúde Mental, Prevenção do Suicídio e Autolesão não Suicida em Escolas Públicas de Minas Gerais, Brasil: Intervenções e Inovações" e vai conduzir o workshop "Saúde Mental nas Escolas e Fora Delas: Práticas Inovadoras e Técnicas de Investigação Qualitativa na Saúde e Educação".
Os estudos resultam do projeto de pesquisa para inovação na educação básica "Saúde Mental nas Escolas e Fora Delas", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A iniciativa é conduzida em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto e três escolas estaduais de ensino médio localizadas em Ouro Preto, Mariana e Itabirito.
O trabalho que será exposto no evento apresenta evidências qualitativas e quantitativas sobre indicadores de sofrimento mental, ideação suicida e comportamentos autolesivos entre adolescentes, professores e comunidade das três escolas. Já o workshop compartilhará a técnica grupal "Mural da escola acolhedora", criada no âmbito do projeto, que combina roda de diálogo, participação ativa, fortalecimento das redes de cuidado, práticas e políticas de prevenção e acolhimento da saúde mental.
Sob a liderança de Aisllan, a equipe interdisciplinar do projeto reúne 25 pessoas, entre docentes de quatro unidades acadêmicas da UFOP, mestrandos e doutorandos, professores pesquisadores da rede pública, bombeiros militares, profissionais da Prefeitura de Ouro Preto e uma professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O grupo desenvolveu intervenções preventivas e dispositivos de escuta ativa que dialogam com estudantes, gestores escolares e famílias, articulando saúde mental, educação e segurança nas escolas.
Na visão do professor, que também integra a comissão científica e vai coordenar sessões de apresentação de trabalhos durante o evento, a participação "reforça o compromisso da UFOP com a produção de conhecimento socialmente referenciado, fortalece a cooperação ibero‑americana e amplia a defesa das escola como territórios de cuidado integral, abrindo caminho para novas parcerias internacionais voltadas ao treinamento de professores e elaboração de políticas públicas intersetoriais".