O professor de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) da UFOP, Luccas Assis Attílio, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia na categoria Jovem Pesquisador pelo artigo "Impacto da Mudança Climática sobre a Segurança Alimentar do Mercosul".
A pesquisa premiada analisa como a mudança climática afeta a segurança alimentar nos países do bloco econômico. Usando um modelo GVAR com dados de 2003 a 2019, o estudo evidencia que o clima influencia a alta dos preços de alimentos, direta e indiretamente, por seus efeitos sobre o petróleo e outras commodities. Os resultados orientam políticas públicas, como programas de transferência de renda, crédito subsidiado, integração comercial e a criação de um Fundo de Emergência Climática para reduzir os impactos negativos do clima na segurança alimentar.
Segundo Luccas, o tema dialoga diretamente com sua linha de pesquisa, que aborda os impactos das mudanças climáticas sobre a sociedade e como as políticas públicas podem amenizar esse efeito. "O prêmio mostra que a UFOP tem professores competentes e certamente a premiação engrandece o PPEA, pois mostra que somos capazes de disputar prêmios internacionais em temas relevantes", afirma.
A edição de 2025 do Prêmio Mercosul teve como tema "Segurança Alimentar no Contexto das Mudanças Climáticas", considerando o papel da agricultura para os países do bloco econômico que dá nome ao prêmio. Os trabalhos contemplados abordam temas como resiliência dos agricultores familiares e comunidades tradicionais às mudanças climáticas e preservação da biodiversidade alimentar frente às mudanças climáticas.
O prêmio é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).