Ir para o conteúdo

Professor da UFOP apresenta pesquisa em Colóquio de Cinema e Arte da América Latina

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) Adriano Medeiros da Rocha apresentou o artigo intitulado "Entre a resistência socioambiental e o sonho: reflexões em um cine-labirinto" durante o 9º Colóquio de Cinema e Arte da América Latina (Cocaal), realizado em Salvador.
 
O texto apresentado por Adriano é um desdobramento de suas investigações no pós-doutorado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na pesquisa, ele reflete sobre elementos narrativos e estéticos de uma vertente do cinema latino-americano contemporâneo de preocupação socioambiental, a partir do filme Entre la Niebla, do diretor Augusto Sandino, e por intermédio de conceitos como território, resistência, realismo mágico e aculturação.
 
A proposta do Cocaal é promover reflexões sobre a América Latina focadas na relação e no diálogo entre culturas e perspectivas coletivas, considerando, por exemplo, a escuta de vozes e os traços da multiplicidade de experiências dos povos que o projeto colonial reuniu, sob signos de africanidade e amerindianidade.
 
Pensando em estratégias de transformação e intervenção social e política, o evento reivindica, por meio do adjetivo "afro-ameríndias", a possibilidade de multiplicação de perspectivas para reinventar a vida em comum no continente, nos campos do cinema e da arte.
 
Outras informações e publicações originárias do evento estão disponíveis no site do Cocaal.
 
 

29097_pesquisadores_em_coloquio_de_cinema_e_arte_na_america_latina_salvador_ba.jpg

Adriano Medeiros
Adriano Medeiros da Rocha (à direita), junto dos pesquisadores Tunico Amâncio, Estevão Garcia e Fabián Nunez

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais