O professor do Departamento de Computação (Decom), Eduardo Luz, foi selecionado pela Controladoria Geral da União (CGU) para desenvolver uma solução de inteligência artificial (IA) para a plataforma Fala.BR.
A contratação foi realizada por meio de um processo de seleção oriundo de um acordo de cooperação da CGU com a Unesco e teve como objetivo aprimorar o sistema de recomendação da plataforma, seguindo regras exigidas pelo organismo internacional.
Integrante do Laboratório de Computação de Sistemas Inteligentes (CSILab) da UFOP, Eduardo é especialista em inteligência artificial e criou modelos de linguagem para classificar textos de pedidos de acesso à informação. Para isso, utilizou grandes modelos de linguagem (do inglês, Large Language Models —LLMs) pré-treinados, baseados na arquitetura Transformer, que são hoje o estado da arte em processamento de linguagem natural.
Eduardo afirma que "essa tecnologia permite que a inteligência artificial analise com alta precisão os pedidos de acesso à informação dos cidadãos, classificando-os automaticamente e vinculando-os aos entendimentos consolidados da Lei de Acesso à Informação (LAI) mais relevantes." Para ele, o resultado é um processo mais ágil, consistente e transparente, "demonstrando como a pesquisa acadêmica e o uso de IA de ponta podem gerar inovações diretas para a melhoria dos serviços públicos."
CSILab: É um grupo de pesquisa dedicado ao avanço da inteligência artificial, aprendizagem de máquina, visão computacional, reconhecimento de padrões e ciências de dados. Com foco em promover a inovação, desenvolver soluções tecnológicas de ponta e realizar consultorias especializadas em inteligência artificial, combina pesquisa acadêmica de excelência com aplicação prática para enfrentar desafios reais, contribuindo para o progresso científico e tecnológico.