Ir para o conteúdo

Professor da UFOP é finalista em premiação de Harvard e MIT

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O professor Diogo Ferraz, do Departamento de Economia (Deeco), foi finalista (Top 1%) na edição de 2023 do Prêmio de Pesquisador Destaque da Brazil Conference at Harvard & MIT. Buscando valorizar o pesquisador nacional, a premiação faz parte da maior conferência sobre o Brasil realizada por pesquisadores residentes no exterior.
 
Houve mais de 850 inscritos das mais variadas áreas do conhecimento e regiões do Brasil.
 
Utilizando critérios claros e rígidos para avaliar as pesquisas apresentadas, a equipe da premiação chegou a uma lista final de oito pesquisadores, da qual Diogo faz parte. Os trabalhos selecionados demonstraram impacto relevante na realidade acadêmica brasileira.
 
Diogo considera esse reconhecimento importante para professores pesquisadores, principalmente "durante o período desafiador para a pesquisa e financiamento científico no Brasil". Ele acredita que o diferencial para que alcançasse esse resultado foi a utilização de métodos quantitativos para responder aos desafios das políticas públicas brasileiras.
 
Dois artigos com a participação de Diogo foram apresentados ao comitê do prêmio. O primeiro, intitulado Linking Human Development and the Financial Responsibility of Regions: Combined Index Proposals Using Methods from Data Envelopment Analysis, trata da realocação dos recursos públicos levando em consideração a responsabilidade financeira e a privação social das mesorregiões brasileiras. O segundo, COVID Health Structure Index: The Vulnerability of Brazilian Microregions, alerta os formuladores de políticas públicas sobre as principais microrregiões nacionais com maior possibilidade de colapso durante a pandemia de Covid.

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais