O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), professor Sérgio Francisco de Aquino, foi nomeado integrante do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) na tarde desta terça-feira (15), de acordo com ato publicado no Diário Oficial do último sábado.
A posse dos novos conselheiros se deu em reunião ordinária do Conselho Curador, e foi prestigiada pelo presidente da Fapemig, professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, e pelo presidente do Conselho, professor João dos Reis Canela, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Sérgio destacou a importância de um Conselho diversificado, que possa atender às representações dos órgãos e instituições que se preocupam com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. “O conselho curador da Fapemig é, na verdade, um órgão deliberativo, consultivo e recursal, que busca definir a política de fomento à pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação desta fundação, e mediar as reivindicações da comunidade junto à diretoria executiva”, assinala.
Assim, todas as decisões tomadas pela Fundação durante os próximos anos são analisadas por 12 integrantes, incumbidos de representar as instituições de ensino, órgãos e fundações de fomento à pesquisa e o setor empresarial de Minas Gerais. No grupo, o professor da UFOP representa as instituições de ciência e tecnologia (ICTs) federais.