Ir para o conteúdo

Professor da UFOP publica livro sobre empreendedorismo universitário

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O livro intitulado "Empreendedorismo Universitário", organizado pelo professor André Luis Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia da UFOP,  aborda os desafios de se empreender na universidade. A obra é fruto de um trabalho realizado com diversos docentes de universidades mineiras que participam do projeto "Empreenda. Em ação!".

O professor relata na publicação que existe uma grande quantidade de ideias brilhantes surgindo dentro das salas de aula, onde alunos de graduação, pós-graduação e professores vêm inovando na aplicação de metodologias diferenciadas, valorizando o tempo letivo e motivando os alunos.

A obra é dividida em três partes: a primeira trata das atividades empreendedoras empregadas no ensino superior, focando na carreira empreendedora, nas empresas juniores e nos jogos/gamificação. Na segunda, são apresentados de forma mais detalhada os conceitos fundamentais e as ferramentas utilizadas no empreendedorismo, tais como: plano de negócios, canvas, pitch e programas de aceleração de startups. A última parte aborda o empreendedorismo nas biociências, apresentando os métodos, desafios e casos de sucesso.

O objetivo do livro é proporcionar ao leitor uma perspectiva sobre as dimensões das atividades de empreendedorismo que estão sendo realizadas dentro de algumas universidades brasileiras. "A inspiração para a escrita do livro neste formato nasceu de algumas necessidades: primeiro, apresentar ações realizadas atualmente no ensino superior que visam a instigar o empreendedorismo; segundo, apresentar formas e instrumentos utilizados para promover o empreendedorismo; e por fim, apresentar cases de sucesso sobre empreendedorismo em biociências", explica André.
 
O e-book pode ser adquirido gratuitamente no Google Play, no Apple Books, na Kobo e na Amazon.

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais