Ir para o conteúdo

Professor da UFOP tem projeto de pesquisa aprovado pelo Instituto Serrapilheira

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O professor do Departamento de Engenharia Geológica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Pedro Val teve o projeto "Evolução da Amazônia Controlada por Captura de Drenagem (Americas)" aprovado pelo Instituto Serrapilheira. 

O projeto Americas é uma colaboração entre quatro instituições americanas e três instituições brasileiras. Os estudos partem da premissa de que processos de evolução da paisagem na Amazônia deixaram assinaturas genéticas específicas em peixes que lá existem. 

Além de receber apoio financeiro, o professor participará de treinamentos, workshops e eventos de integração, como o Encontro Serrapilheira, realizado anualmente. 

"A contemplação do projeto Americas no edital recente do Instituto Serrapilheira é extremamente motivante. Os recursos concedidos darão o pontapé inicial para confirmar ou descartar essa premissa. Até o momento, por falta de recursos, a equipe Americas se ateve apenas a análises de compilações globais e modelos numéricos que associam leis de evolução de paisagem com leis de processos biológicos macroevolutivos. Agora, poderemos coletar dados no campo para testar nossas hipóteses e modelos numéricos. O sucesso das nossas investigações terá alto potencial de transformar o entendimento da biodiversidade na Amazônia e nos continentes em geral", destaca o professor. 

Das 600 propostas apresentadas, foram aprovadas 24, de cientistas com pesquisas que fizessem perguntas fundamentais, criativas e audaciosas nas áreas das Ciências Naturais (Ciências da Vida, Geociências, Física, Química), Ciência da Computação e Matemática. Foram aprovados trabalhos de outros quatro pesquisadores de universidades mineiras.

O SERRAPILHEIRA - É uma instituição privada sem fins lucrativos, cujo objetivo é financiar pesquisas com foco em produção de conhecimento e iniciativas de divulgação científica, visando contribuir para a construção de uma cultura de ciência no país. 
 
Veja os outros projetos aprovados

 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais