Fernando Alkmim é professor do Departamento de Geologia (Degeo) da Escola de Minas e ganhou a medalha de ouro José Bonifácio de Andrada e Silva, a principal honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Geologia a geocientistas. O pesquisador foi premiado durante o 52° Congresso Brasileiro de Geologia, realizado este ano em Fortaleza.
A medalha é uma forma de reconhecimento e valorização da trajetória de professores e pesquisadores da área da Geologia que tenham contribuído para o desenvolvimento e o avanço do conhecimento geológico por meio de atividades de pesquisa e liderança científica. Fernando atua como professor na área há 49 anos,ao longo dos quais se dedica à pesquisa, principalmente no Instituto GeoAtlantico.
Sediado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e vice-coordenado pelo Centro de Pesquisa Manoel Teixeira da Costa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto GeoAtlantico investiga a Tectônica do Supercontinente Gondwana no Atlântico Sul, por meio da colaboração de pesquisadores de 13 instituições de ensino superior do Brasil e de universidades internacionais.
Com o tema “Geologia e Sustentabilidade: Desafios e Soluções para um Planeta em Transformação”, o 52º Congresso de Geologia acontece até esta quinta (5), reunindo pesquisadores e estudantes de graduação envolvidos em atividades de pesquisa e divulgação científica.
O congresso tem por objetivo estimular o debate sobre os desafios atuais da sociedade e o papel das geociências na busca por soluções para questões ambientais e para o uso responsável dos recursos naturais.
Em entrevista para a página do Instituto GeoAtlantico, o professor contou que se sentiu honrado ao receber a premiação da Sociedade Brasileira de Geologia, que, segundo ele, "simboliza o coroamento de sua dedicação à docência e à pesquisa".
Para Fernando Alkmim, isso só foi possível graças à colaboração de amigos de profissão e alunos: “ (...) sendo professor, tive nesses anos todos a enorme colaboração de vários colegas e principalmente de vários alunos. Com eles divido essa premiação de hoje. Sou muito agradecido a todos os meus colaboradores e especialmente aos meus alunos. Eu não estaria aqui hoje se eles não existissem, né? Tive a felicidade de encontrar mentes brilhantes e que me permitiram hoje receber essa honrosa homenagem”, celebrou.