Ir para o conteúdo

Professor do Departamento de Economia publica artigo científico em revista internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Uma parceria do professor do Departamento de Economia (Deeco) Diogo Ferraz e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) da UFOP com pesquisadores de universidades chinesas permitiu a publicação de artigo científico na revista internacional Energy (JCR = 6,082).
 
A pesquisa "Exploring the heterogenous impacts of environmental taxes on environmental footprints: An empirical assessment from developed economies" analisa o papel dos impostos ambientais e do crescimento econômico na crescente pegada ecológica (ecological footprint) em 29 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A abordagem autoregressive distributed lag (ARDL) foi utilizada para a análise. 
 
Os resultados revelam que as taxas ambientais, de crescimento econômico, investimento direto externo, uso de energia, urbanização, energia renovável e industrialização influenciam as marcas ecológicas de longo prazo. A dinâmica das variáveis estudadas muda quando o tempo é considerado. 
 
No curto prazo, essas dinâmicas são mistas, embora permaneçam semelhantes no longo prazo nos países da OCDE, assim como é atribuído a vários níveis de uso de energia renovável e ao progresso da industrialização. 
 
As conclusões empíricas sugerem que as economias da OCDE precisam de monitoramento cuidadoso das regulamentações ambientais para políticas de uso de energia e metas de produção mais limpa.
 
Acesse o artigo.
 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais