Ir para o conteúdo

Professor do Iceb participa de evento sobre Ecologia da Saúde no México

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O professor Sérvio Pontes Ribeiro, do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb), apresentou no Instituto de Ecologia do México (Inecol) uma palestra sobre o uso dos paradigmas de ecologia da saúde (ecohealth) para o entendimento de saúde de ecossistemas e de processos parasitários na natureza.

professor_servio.jpg

Arquivo Pessoal
Professor Sérvio Pontes Ribeiro em palestra no México

 
 
Segundo o professor, é importante fortalecer a interface ecologia-saúde na UFOP, visto que a Universidade "é reconhecida internacionalmente pelas suas pesquisas em leishmaniose e chagas, bem como em estudos de florestas tropicais".

A ecologia da saúde é uma área pioneira que investiga de forma integrada o adoecimento humano, animal e ecossistêmico, em decorrência de processos relacionados a impactos ambientais dos mais diversos. "Assim, temos os elementos necessários para criar soluções inovadoras no controle e entendimento dessas doenças cuja origem está exatamente nas florestas tropicais, em especial aquelas sob distúrbios humanos", completa.
 
Sérvio é professor de Biologia e dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais e em Ciências Biológicas e desenvolve hipóteses e metodologias ecológicas sobre efeitos das mudanças climáticas e distúrbios ambientais na distribuição das espécies para entender os riscos de avanço de doenças tropicais, como a leishmaniose. 
 
Segundo ele, regiões montanhosas como Ouro Preto, que não tinham essas doenças, já estão sendo invadidas por elas. "Nós acompanhamos a invasão de Aedes que se deu após 2007 e a entrada definitiva da dengue, 10 anos depois. Agora queremos prever os riscos de invasão de leishmaniose visceral antecipadamente, para impedir que de fato aconteça. Para tal, é preciso unir conhecimento e expertise de áreas como epidemiologia, imunologia e ecologia".
 
INECOL - O Instituto de Ecologia do México, maior Instituto de Ecologia das Américas, tem, desde 2015, convênio com a UFOP, firmado a partir das colaborações do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Pesquisas apresentadas recentemente pelo professor no México, por meio desse convênio, compõem os projetos que farão parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.

inecol.jpg

Arquivo Pessoal
Instituto de Ecologia do México
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais