Criado por João Henrique Ribeiro em sex, 11/10/2024 - 14:48 | Editado por Lígia Souza há 3 meses.
A professora do Departamento de Gestão Pública (Degep) e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFOP, Dulce Maria Pereira, apresentou, juntamente com o professor Jefferson Picanço e o geólogo Rafael Bassetto, ambos da Unicamp, o resultado de uma pesquisa que aborda os impactos socioambientais causados pelo rompimento de barragem em Brumadinho.
Coordenada por Dulce Maria, a pesquisa reuniu, para além da UFOP, universidades de São Paulo, do Maranhão, a Embrapa e o Instituto Opinião, com gestão da empresa EcoEnvirox. O resultado foi um relatório com mais de mil páginas, contendo análises de coletas de poeira, água, solo, peixes e plantas dos municípios atingidos.
O trabalho tem a finalidade de orientar políticas públicas e ações de reparação, conforme pactuado, por meio do Ministério Público, com a Vale, responsável pela ruptura da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho. Os resultados obtidos foram apresentados pela Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas), contratante do estudo, durante um evento realizado na PUC, em Betim.