A professora do Departamento de Letras (Delet) da UFOP Soélis Mendes foi convidada pela EPTV, afiliada da Rede Globo em Franca (SP), para participar de uma matéria sobre o falar mineiro. O convite veio após a docente conceder uma entrevista à
TV UFOP sobre o assunto.
Em novembro deste ano, a cidade de Franca completou 200 anos e, como parte das comemorações, a emissora realizou uma matéria sobre a influência mineira na região. A cidade abriga um grande número de mineiros e seus descendentes, o que colaborou para que o português falado na região adquirisse traços linguísticos do dialeto mineiro.
Soélis analisou a fala de cinco entrevistados e percebeu que o falar francano é influenciado pelo falar do Sul de Minas, mais especificamente pelo traço melódico e pelo 'R' retroflexo, conhecido como 'R' caipira característicos dessa região. Segundo a professora, a experiência de participar da matéria foi bastante produtiva. "Foi interessante explicar esse conteúdo para outro tipo de público, pois foi uma divulgação científica de resultados de pesquisas; talvez a característica de traços do falar do Sul de Minas pode ter se mantido na fala dos francanos que são descendentes de mineiros".
Atualmente, Soélis pesquisa o falar mineiro do ponto de vista histórico e vem orientando pesquisas sobre a língua portuguesa em Minas Gerais, especificamente na Região dos Inconfidentes.