Ir para o conteúdo

Professora da UFOP lança Indicador de Desigualdades e Aprendizagens em evento da Unesco

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A professora Érica Castilho Rodrigues, do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é corresponsável pelo desenvolvimento do Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA), juntamente com o professor Victor Maia Senna Delgado, do Departamento de Economia da UFOP, e com outros dois pesquisadores da Unicamp e da Ufmg. 

O indicador será lançado no seminário "Democracia, Educação e Equidade: uma agenda para todos", que acontece desde terça (25) e termina nesta quarta (26), em São Paulo. A Fundação Tide Setubal, o Insper e a Unesco promovem o evento para fortalecer o debate brasileiro sobre desigualdades educacionais, justiça social e democracia. O Seminário reúne profissionais e instituições com atuação reconhecida nas questões em debate.

O IDeA é um novo instrumento de abrangência nacional criado para auxiliar o Brasil a verificar as exclusões causadas pelo baixo nível e pela desigualdade de aprendizagem, com recortes de nível socioeconômico, racial e de gênero. 

Segundo a professora Érica, o debate educacional atual gira basicamente em torno do nível de aprendizado e não leva em consideração a diferença entre grupos sociais, definidos por gênero, raça e nível socioeconômico. O indicador desenvolvido pelos pesquisadores abrange essas informações. "Isso é importante na formulação de políticas públicas voltadas para educação", destaca a pesquisadora.

"O evento é importante para troca de experiências entre os pesquisadores, além disso, tem como finalidade divulgar o indicador que nós criamos. Significa um passo muito importante na minha pesquisa e uma contribuição relevante para a área de avaliação educacional", completa Érica.
 
Acesse o portal IDeA para saber mais sobre o Indicador. 
 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais