Ir para o conteúdo

Professora da UFOP participa de evento sobre os desafios da prevenção do câncer cervical

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A professora Cláudia Martins Carneiro, da Escola de Farmácia, representou a UFOP e a região Sudeste em pesquisas apresentadas no "Seminário: possibilidades e desafios da aplicação da autocoleta/teste de HPV para prevenção do câncer do colo do útero em mulheres no Brasil", na quinta (21), em Brasília. 
 
O evento reuniu pesquisadoras que desenvolvem estudos sobre os desafios da autocoleta/teste de HPV para prevenção do câncer cervical. Foram discutidos os projetos já realizados no mundo e no Brasil e os projetos que estão sendo implementados.  
 
Todas as pesquisadoras presentes dedicam-se ao estudo para prevenção do câncer do colo do útero, autocoleta e teste de HPV em mulheres não rastreadas para o câncer cervical. A iniciativa apresenta um estudo multicêntrico de viabilidade em todo o Brasil.
 
A equipe responsável pelo projeto multicêntrico, intitulada "Autocoleta para a prevenção do câncer do colo do útero no Brasil", é formada por pesquisadoras de cada região do país: Janaina Cristiana de Oliveira Crispim Freitas (Nordeste), Rita Goreti Amaral (Centro-Oeste), Cláudia Martins Carneiro (Sudeste), Valquíria do Carmo Alves Martins (Norte) e Márcia Edilaine Lopes Consolaro (Sul) — coordenadora-geral. O projeto conta também com a colaboração da professora e pesquisadora internacional Isabel Scarinci, da Universidade do Alabama em Birmingham (UAB), nos Estados Unidos. 
 
No evento, a professora Cláudia Carneiro, responsável pelos laboratórios de citologia tipos I e II da Escola de Farmácia, participou da mesa-redonda com o tema "Potencialidades da autocoleta como instrumento para equidade de gênero e raça na saúde". 
 
Para o desenvolvimento do projeto em Ouro Preto, a equipe conta com a parceria da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ouro Preto. O projeto tem o apoio da Fapemig, CNPq, Decit, Capes e Finep, além da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde. 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais