Ir para o conteúdo

Professores de Jornalismo lançam coletânea de artigos de audiovisual no Dia Mundial do Cinema

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O livro "Audiovisual Revolucionário" reúne 13 artigos de pesquisadores de cinema e linguagem audiovisual brasileiros, chilenos, colombianos e mexicanos que refletem sobre o cinema latino-americano e a produção audiovisual contemporânea. Os professores do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP Adriano Medeiros da Rocha e Evandro José Medeiros Laia lançam a coletânea nesta sexta (5), Dia Mundial do Cinema, às 19h. 
 
A obra é baseada na problematização do ideal revolucionário a partir da linguagem audiovisual em diversas formas, gêneros e nuances. Para desenvolvimento e entendimento do livro, os autores ressaltam a origem da palavra revolução, que deriva do latim revolutio ou revolvere, significando a ação de dar voltas, completar voltas ou círculos. No livro, a palavra se aplica no sentido das circularidades entre democracia, poder e mídia ou entre paisagens imaginárias e cristalizações do mundo real. 
 

21952_capa_audiovisual_revolucionario.png

Divulgação
Capa do livro Audiovisual Revolucionário
Capa do livro Audiovisual Revolucionário
 
Segundo os autores, o livro é pensado também a partir da herança do Século das Luzes e da Revolução Francesa, que tinha o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade". O objetivo é que o pensamento revolucionário seja desenvolvido em diversos campos, como na arte, na comunicação, e na construção cotidiana das democracias, promovendo o encontro entre o audiovisual e a revolução. A obra ainda levanta a seguinte questão: "De que maneira o audiovisual contribui para diminuir a invisibilidade de outros modos de existência e de fato traduzir a alteridade sem reduções?"
 
 
 livro também traz a ideia do audiovisual como sinônimo de ruptura com o consolidado e, ao mesmo tempo, continuidade de uma poesia profunda e transformadora, questionando os fundamentos e aplicações do audiovisual contemporâneo. Os artigos têm foco em observar o audiovisual de forma aprofundada e propor contribuições para a melhoria da vida humana.
 
O lançamento é organizado pela Editora dos Frades, parceira no processo editorial da obra acadêmica. O evento traz uma discussão dos autores sobre a iniciativa, o caminho construtor, as subtemáticas trabalhadas e a busca pela consolidação de um grupo de pesquisa internacional para estudos sobre o cinema latino-americano contemporâneo.
 
Acompanhe o lançamento do livro no link

 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais