Os professores da Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) da UFOP Fernanda Faria e Roberto Santolin e a egressa Jordana Ferreira Silva vão apresentar seus trabalhos no II International Conference on Regional Development in South America. A segunda edição do evento acontece entre os dias 25 e 27 de fevereiro, no Instituto de Economia da Unicamp, em Campinas. O objetivo é reunir pesquisadores que estudam a criação e disseminação de conhecimento e processos de desenvolvimento com uma abordagem territorial nos países da América do Sul.
Fernanda e Roberto vão apresentar o trabalho "Contractional Shocks and Crises: Impacts on Productivity and Resilience in Minas Gerais", do qual são coautores juntamente com Luciana da Costa Cordeiro (Unimontes) e Melquesedeque Sage (UFV). O trabalho é fruto de projeto financiado pela Demanda Universal Fapemig 2022.
Já Jordana, egressa da primeira turma do PPEA, de 2016, e hoje doutora em Economia pelo CEDEPLAR-UFMG, vai apresentar o trabalho "A Regional Analysis of the Relation Between Economic Resilience, Economic Complexity, and CO2 Emissions: The Brazil's Case".
A conferência é organizada pela Knowledge, Innovation and Regional Development in South America (KIRDSA), rede de pesquisa sobre desenvolvimento regional na América do Sul, apoiada pela Regional Studies Association (RSA), associação da qual Fernanda e o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Igor Tupy são embaixadores no Brasil.