Ir para o conteúdo

Projeto desenvolvido pela UFOP em parceria com CSN ganha prêmio de excelência

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O projeto do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mineral (PPGEM) da UFOP foi contemplado com o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, uma iniciativa da Revista Minérios & Minerales, que está em sua 21ª edição. O objetivo principal da premiação é reconhecer práticas que tornam os segmentos de mineração e metalurgia mais modernos e competitivos. A revista divulga as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo Brasil. 

O trabalho teve parceria com a empresa CSN Mineração e foi desenvolvido por Walter Shmidt Felsch Junior, aluno de doutorado do PPGEM, e Carlos Enrique Arroyo Ortiz, professor titular e pesquisar do Departamento de Engenharia de Minas da UFOP. 

Eles criaram o projeto "Utilização de inteligência artificial para aumento da produtividade de carregamento". Baseado em conceitos de Inteligência Artificial, foi desenvolvido um aplicativo em linguagem web para os técnicos que trabalham na sala de controle de mina. Esse aplicativo permite a identificação de baixa performance de produtividade de equipamentos de carga e os possíveis motivos. 

O trabalho foi desenvolvido na CSN Mineração, possibilitando o aumento da produtividade de carregamento e diminuindo os custos da empresa.

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais