A servidora técnico-administrativa da UFOP, a jornalista Luana Viana, publica seu primeiro livro intitulado "Jornalismo narrativo em podcast: imersividade, dramaturgia e narrativa autoral". Luana é ex-aluna do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFOP. O livro é resultado de sua pesquisa de doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com estágio na Universidade do Minho, em Portugal.
A obra expõe estratégias de narração que potencializam a experiência de imersão do ouvinte, como também traz à tona uma reflexão acerca da função do narrador nesse novo formato de áudio. "Consegui alinhar o trabalho que desenvolvo na UFOP estando à frente da Rádio da Universidade com a minha paixão pela pesquisa. É uma conquista que tem sido construída há anos, desde a graduação e o mestrado cursados aqui na Universidade". Luana ainda ressalta que obteve ajuda de colegas dos grupos de pesquisa de que participa e que o livro traz conhecimentos de pesquisadores de várias gerações que contribuíram com sua formação. É assim que ela espera também contribuir com as gerações futuras.
A autora aproveita para realçar a importância do investimento na área da pesquisa acadêmica a partir de sua experiência no cenário: "O investimento em educação é essencial para o estudante. Com o financiamento que tive para desenvolver minha pesquisa no exterior, pude ter contato diretamente com renomados pesquisadores europeus, além de acesso a bibliografias que dificilmente chegam pra nós no Brasil. Aprendi muito e parte desse conhecimento está nesse livro, resultado da minha tese de doutorado".
A publicação inaugura a série "Mídia Sonora", publicada pela Editora Insular, que tem Luciano Klöckner e Valci Zuculoto (UFSC) como diretores.
SÉRIE MÍDIA SONORA - É o novo lançamento da Editora Insular cujo objetivo é "irradiar" pesquisas indispensáveis, sobretudo as derivadas de dissertações e teses de destaque. De acordo com a editora, "a mídia sonora, nas suas mais diversas expressões, adquire cada vez mais centralidade na comunicação contemporânea. O meio rádio, centenário no modo de antena, aprofunda o seu sentido de permanência. O áudio é o que mais se adapta às tecnologias virtuais e protagoniza na convergência midiática, com emissoras radiofônicas que transmitem, ao mesmo tempo, por ondas hertzianas e pelo virtual, webrádios exclusivos da internet, podcasts, entre outros produtos".