Divulgação
Criado por Rondon Marques em sex, 15/09/2017 - 14:58 | Editado por Patrícia Pereira há 7 anos.
Inovação, empreendedorismo, robótica e diversas outras formas de aplicação da ciência estão presentes na 3ª edição da Mostra Inova Minas. O evento organizado pela Fapemig acontece até domingo (17), em cinco dos espaços do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.
A Universidade Federal de Ouro Preto é uma das instituições de ensino que participam do evento, com três dos 40 projetos da mostra de inovação.
foto_1.jpg
Rondon Marques
Professor Alan Kardek Rêgo Segundo (ao centro) com os estudantes Jacó e Mariane
O IRRIGOSYSTEM (sistema automático para irrigação) disponibiliza uma estação capaz de monitorar o solo, alimentada por energia solar. Alan Kardek Rêgo, professor do Departamento de Engenharia de Controle e Automação e coordenador do projeto, vê grande viabilidade de aplicação do sistema em grandes áreas de plantação. "Uma das vantagens é a possibilidade de monitoramento e acionamento on-line, que permite um melhor acompanhamento e redução de custos", ressalta.
Também trabalha com recursos de automação o Sistema para medir a pressao arterial em ratos. Uma cânula com sensor é implantada na artéria femural dos animais e fornece dados do período definido para o monitoramento. O coordenador do projeto, professor Agnaldo Reis, do Departamento de Engenharia de Controle e Automação, conta que "a demanda surgiu de uma pesquisa da Educação Física da UFOP, mas o projeto pode beneficiar também as áreas de Farmácia, Biológicas e Nutrição, entre outras.
foto_2.jpg
Rondon Marques
Professor Agnaldo Reis
Já o Ponto Ótimo aposta no uso de técnicas de produção audiovisual para conceber uma forma diferenciada de exposição de conteúdos teóricos da área de exatas. O projeto é coordenado pelos professores Marco Antônio Moreira Carvalho, do Departamento de Computação, e André Luis Silva, do Departamento de Engenharia de Produção. Os vídeos apresentam soluções para os problemas Heurísticos. "Essas soluções podem resolver problemas do cotidiano, como definir rotas otimizadas para veículos e a melhor ocupação de espaços", esclarece o estudante Daniel Falcão.
foto_3.jpg
Rondon Marques
Marina Costa e Vinicius Guimarães - Ponto Ótimo
foto4.jpg
Rondon Marques
Daniel Falcão, integrante do projeto Ponto Ótimo, é responsável pelas ilustrações e pelo roteiro dos vídeos
A Inova Minas vai até domingo (17) e os estandes podem ser visitados no MMM Gerdau, das 10h às 17h. Para saber mais sobre os projetos, assista aos vídeos produzidos pelo evento.
Acesse a programação e mais informações no site da Inova Minas.