Ir para o conteúdo

UFOP na vanguarda da sustentabilidade com pesquisa sobre tratamento de água com tecnologia baseada em bagaço de cana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a utilização do bagaço de cana-de-açúcar como agente adsorvente de poluentes em matrizes aquosas. O trabalho é realizado nos programas de pós-graduação em Química e em Engenharia Ambiental da UFOP. O bagaço de cana atua como precursor para a produção de um material capaz de remover contaminantes da água e absorver metais, ametais, corantes têxteis e substâncias que afetam nosso sistema endócrino.

imagens_noticia_laura.png

Divulgação
Filtro de bagaço de cana

Um artigo publicado recentemente, com base em análise bibliométrica, aponta que Leandro e Laurent lideram uma lista com 1.060 coautores de 82 países que desenvolvem trabalhos nessa área. Leandro lidera a lista, com 26 publicações, e Laurent, que foi seu professor orientador, vem logo depois, com 22 publicações.
 
O artigo também referencia outros dois pesquisadores da UFOP, Oscar Fernando Herrera Adarme e Filipe Simões Teodoro, que atuaram como colaboradores nos grupos de pesquisa. Isso reforça a posição da UFOP como vanguarda no desenvolvimento de tecnologias renováveis e na produção científica sobre modificação química do bagaço de cana para utilização no tratamento de água.
 
Segundo Leandro, além de colocar a Instituição como a universidade brasileira que mais contribui com novos métodos e materiais para o tratamento de água a partir do bagaço de cana no país e no mundo, "a publicação também mostra a importância e o crescimento dessa pesquisa para a fomentação de uma economia circular e da bioeconomia, visto que o Brasil é referência pela monocultura da cana-de-açúcar".
 
Leandro conta que um projeto de extensão vai tirar essa tecnologia de filtração de água do laboratório para ser testada em cerca de dez residências em Ouro Preto, reforçando a evolução da pesquisa e o retorno do conhecimento adquirido à comunidade onde a Universidade está inserida.
 
Acesse o artigo

 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais