Ir para o conteúdo

UFOP participa de evento sobre criatividade, inovação e sociobiodiversidade em Belém do Pará

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
Professores e alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) participaram do XV Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade (Cods) e da II Conferência Internacional de Economia Criativa e Políticas Públicas da Unesco (ICCEPP-Unesco), ambos realizados na Universidade da Amazônia (Unama), em Belém do Pará. Voltados para a temática da criatividade, inovação e sociobiodiversidade, os eventos tiveram o objetivo de discutir experiências internacionais no campo da economia criativa e da sustentabilidade, em seus aspectos teóricos e práticos, além de fomentar a cooperação de pesquisadores do Brasil e de outros países.
 
A UFOP, como cofundadora da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, esteve representada por uma comitiva de pesquisadores do curso de mestrado em Turismo e Patrimônio, composta pelos alunos Ingrid Chaves, Thalita Stephanie, Ana da Cruz Alcântara, Werter Valentim e Elias José Mediotte, além dos professores Alissandra Nazareth, Carolina Lescura, Marcos Eduardo Carvalho e Bruno Martins, da Escola de Direito, Turismo e Museologia.
 
A participação da comitiva foi viabilizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que contemplou os pesquisadores no edital de "Participação Coletiva em Eventos de Caráter Técnico-Científico no País". Durante os eventos, os pesquisadores tiveram acesso a diversas atividades, incluindo uma visita técnica à Ilha do Combu, com o intuito de trocar experiências e aprofundar conhecimentos sobre o turismo criativo e de base comunitária.
 
Os pesquisadores da UFOP também apresentaram trabalhos e participaram de painéis e mesas temáticas, como a de "Diálogos Criativos – Turismo Criativo" e a de "Internacionalização da Economia Criativa: uma questão (somente) política?". Nesta última, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Ouro Preto apresentou o "Projeto Ouro Preto" —  onde a cidade está se candidatando a ser a nova Cidade Criativa das Artes Populares e Artesanato pela UNESCO.
 
Dentre os estudos apresentados, foram destaque "A inserção do segmento de turismo criativo a partir do placemaking: análise da atividade turística em Lavras Novas – MG"; "Pós-mineração em Congonhas - MG: a importância do policy design no desenvolvimento sustentável do turismo criativo"; "Conselho Municipal de Meio Ambiente e Bens Democráticos: uma análise em Curitiba, no Paraná"; "A economia criativa como alternativa de desenvolvimento econômico: o caso do distrito de Santo Antônio do Leite, Ouro Preto – MG"; e "Identificação de iniciativas de turismo de base comunitária em Minas Gerais: estratégias para o desenvolvimento sustentável à luz da economia criativa".
 
CÁTEDRA UNESCO EM ECONOMIA CRIATIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS - tem como objetivo criar um centro de excelência para estudos e projetos nas áreas de economia criativa e políticas públicas. Visa também promover conhecimento, capacitação e pesquisa, contando com a colaboração de pesquisadores de diversas áreas, como engenharia ambiental, geografia, economia, turismo, administração, gestão pública e ciências sociais.
 

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais