Ir para o conteúdo

UFOP sedia encontro da Rede LabMIn

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
UFOP
Evento LabMin
O primeiro encontro da Rede LabMIn, rede de desenvolvimento tecnológico, teve como objetivo principal a aplicação de métodos e ferramentas em ambientes promotores de inovação e empreendedorismo. Com o tema "Metodologias de Inovação e Empreendedorismo: Desafios e Oportunidades", o evento foi uma oportunidade de conhecer a natureza do trabalho de pesquisa em inovação e compreender sua contribuição para o fortalecimento dos negócios frente às demandas atuais de competitividade e sustentabilidade.
 
Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o Laboratório de Metodologias de Inovação (LabMIn) promove ações em rede visando potencializar os ambientes de ciência, inovação e tecnologia. O projeto é gerido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e está presente em três universidades: UFOP, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e UFMG.
 
O professor do Departamento de Engenharia de Produção (Depro) e coordenador do núcleo da UFOP, André Luís Silva, ressalta que "o evento é a concretização de uma das etapas do projeto LabMIn, onde estamos apresentando parte dos resultados que a gente vem conquistando e desenvolvendo na atualidade por meio do trabalho cooperativo entre os três núcleos." 
 
Delízia Gusmão, pesquisadora bolsista no núcleo de pesquisa da gestão da propriedade intelectual da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG, destaca a importância da disseminação do conhecimento das pesquisas de cada grupo "porque cada universidade tem um núcleo, um grupo de pesquisa, mas é multidisciplinar. Eles precisam se integrar, precisam ver a sinergia do que está sendo pesquisado e cada grupo [precisa] utilizar, buscar, compartilhar esse conhecimento."
 
Já Guilherme Brilhante, estudante de Engenharia de Produção da UFV e representante do núcleo LabMIn UFV/tecnoPARQ, afirma que essa iniciativa "visa principalmente desenvolver metodologias para incentivar e auxiliar os pesquisadores a transformar suas pesquisas e ideias em um produto no mercado, com faturamento."
 
"Os principais motivadores para o país crescer são a inovação, a tecnologia, e é muito importante que de fato sejam estudadas e implementadas da melhor forma possível, para evitar erros e desperdício de tempo e dinheiro, tanto do pesquisador que investiu quanto dos órgãos de fomento que participaram da pesquisa", avalia o estudante.
 
"Os alunos precisam entender que seus estudos são um empreendimento e podem se transformar em uma empresa. Os empreendimentos científico e acadêmico são de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do país", analisa o professor André.
 

Veja também

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais

13 Novembro 2024

A estudante do curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP Graziele de...

Leia mais

13 Novembro 2024

Professores e alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) participaram do XV Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade (Cods) e...

Leia mais