Ir para o conteúdo

UFOP tem três projetos de recuperação de áreas impactadas por barragem aprovados pela Fapemig

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Thiago Barcelos
Com: 
ACS Fapemig
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou na sexta (14) o resultado da Chamada 09/2018 — Pesquisa Desenvolvimento e Inovação para a Recuperação das Áreas Impactadas pelo Rompimento da Barragem de Fundão/Mariana, lançada em 2018. A iniciativa teve 40 projetos inscritos, dos quais 15 foram aprovados, três deles da UFOP. As propostas aprovadas totalizam aporte de mais de R$ 5,5 milhões para as áreas impactadas em Mariana e na bacia do Rio Doce. 

Os projetos da UFOP aprovados contemplam três dos seis diferentes eixos. No eixo Educação e Cultura, a professora historiadora Virgínia Albuquerque de Castro Buarque, atualmente no Departamento de Música, tem projeto intitulado "Cartografias Histórico-Sensoriais de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira". 

Já no eixo Memória Histórica, Cultural e Artística, o professor da Escola de Minas Guilherme Jorge Brigolini Silva desenvolverá o projeto "Utilização sustentável do rejeito de barragem de minério de ferro para fabricação artesanal de tijolos de adobe aplicados à construção de moradias". 

No eixo Manejo de Rejeitos, o professor Ricardo André Fiorotti Peixoto, também da Escola de Minas, teve aprovado o projeto "Tecnologias sociais inovadoras para recuperação de áreas degradadas pela mineração - Rompimento de barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais". 

A iniciativa fez parte do acordo de cooperação técnica entre a Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) e a Fundação Renova para a recuperação da bacia do Rio Doce. A chamada financia projetos de pesquisa de até R$ 1 milhão e com prazo de 24 meses para desenvolvimento. 

Veja todas as propostas aprovadas pela Chamada 09/2018. 
 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais