skip to content

UFOP tem três projetos de recuperação de áreas impactadas por barragem aprovados pela Fapemig

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Thiago Barcelos
Com: 
ACS Fapemig
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou na sexta (14) o resultado da Chamada 09/2018 — Pesquisa Desenvolvimento e Inovação para a Recuperação das Áreas Impactadas pelo Rompimento da Barragem de Fundão/Mariana, lançada em 2018. A iniciativa teve 40 projetos inscritos, dos quais 15 foram aprovados, três deles da UFOP. As propostas aprovadas totalizam aporte de mais de R$ 5,5 milhões para as áreas impactadas em Mariana e na bacia do Rio Doce. 

Os projetos da UFOP aprovados contemplam três dos seis diferentes eixos. No eixo Educação e Cultura, a professora historiadora Virgínia Albuquerque de Castro Buarque, atualmente no Departamento de Música, tem projeto intitulado "Cartografias Histórico-Sensoriais de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira". 

Já no eixo Memória Histórica, Cultural e Artística, o professor da Escola de Minas Guilherme Jorge Brigolini Silva desenvolverá o projeto "Utilização sustentável do rejeito de barragem de minério de ferro para fabricação artesanal de tijolos de adobe aplicados à construção de moradias". 

No eixo Manejo de Rejeitos, o professor Ricardo André Fiorotti Peixoto, também da Escola de Minas, teve aprovado o projeto "Tecnologias sociais inovadoras para recuperação de áreas degradadas pela mineração - Rompimento de barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais". 

A iniciativa fez parte do acordo de cooperação técnica entre a Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) e a Fundação Renova para a recuperação da bacia do Rio Doce. A chamada financia projetos de pesquisa de até R$ 1 milhão e com prazo de 24 meses para desenvolvimento. 

Veja todas as propostas aprovadas pela Chamada 09/2018. 
 

Veja também

16 Novembro 2017

A tese de doutorado "Do Leishflow ao Leishplex: inovações tecnológicas da sorologia por citometria de fluxo aplicado ao diagnóstico da...

Leia mais

16 Novembro 2017

A equipe Rodetas, fundada no Laboratório de Tecnologias Industriais da Escola de Minas, obteve o título de vice-campeã na Competição...

Leia mais

4 Dezembro 2017

Os números são do resultado da Chamada de Demanda Universal, que é a mais abrangente lançada pela Fundação de Amparo...

Leia mais

13 Dezembro 2017

Estão disponíveis, no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação , os resultados preliminares dos seguintes programas de iniciação científica:...

Leia mais