Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

UFOP tem três projetos de recuperação de áreas impactadas por barragem aprovados pela Fapemig

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Thiago Barcelos
Com: 
ACS Fapemig
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou na sexta (14) o resultado da Chamada 09/2018 — Pesquisa Desenvolvimento e Inovação para a Recuperação das Áreas Impactadas pelo Rompimento da Barragem de Fundão/Mariana, lançada em 2018. A iniciativa teve 40 projetos inscritos, dos quais 15 foram aprovados, três deles da UFOP. As propostas aprovadas totalizam aporte de mais de R$ 5,5 milhões para as áreas impactadas em Mariana e na bacia do Rio Doce. 

Os projetos da UFOP aprovados contemplam três dos seis diferentes eixos. No eixo Educação e Cultura, a professora historiadora Virgínia Albuquerque de Castro Buarque, atualmente no Departamento de Música, tem projeto intitulado "Cartografias Histórico-Sensoriais de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira". 

Já no eixo Memória Histórica, Cultural e Artística, o professor da Escola de Minas Guilherme Jorge Brigolini Silva desenvolverá o projeto "Utilização sustentável do rejeito de barragem de minério de ferro para fabricação artesanal de tijolos de adobe aplicados à construção de moradias". 

No eixo Manejo de Rejeitos, o professor Ricardo André Fiorotti Peixoto, também da Escola de Minas, teve aprovado o projeto "Tecnologias sociais inovadoras para recuperação de áreas degradadas pela mineração - Rompimento de barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais". 

A iniciativa fez parte do acordo de cooperação técnica entre a Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) e a Fundação Renova para a recuperação da bacia do Rio Doce. A chamada financia projetos de pesquisa de até R$ 1 milhão e com prazo de 24 meses para desenvolvimento. 

Veja todas as propostas aprovadas pela Chamada 09/2018. 
 

Veja também

11 Julho 2025

Intitulada "Robótica e Inteligência Artificial na Construção 4.0", a pesquisa é coordenada pelo professor do Departamento de Computação da UFOP...

Leia mais

10 Julho 2025

O egresso da pós-graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Giulliano Glória de Sousa, lança o...

Leia mais

10 Julho 2025

A professora Yasmine Antonini, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),...

Leia mais

3 Julho 2025

O professor Aisllan Assis, da Escola de Medicina da UFOP, participará do 14º Congresso Ibero‑Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ) 2025, que...

Leia mais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.