Ir para o conteúdo

Workshop celebra 30 anos do curso de Ciências da Computação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Sylvio Netto
A terceira edição do Workshop de Computação marca também a celebração dos 30 anos do curso de Ciência da Computação, do Departamento de Computação (Decom) do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb) da UFOP. A iniciativa é uma parceria entre a graduação e a pós-graduação em Ciências da Computação. A programação começou nesta quinta-feira (16) e termina nesta sexta-feira (17), no Centro de Convenções da UFOP.
 
O primeiro dia foi dedicado à comemoração e à retrospectiva das três décadas do curso. Na ocasoão, foram destacados os desafios enfrentados com a inovação tecnológica pela Inteligência Artificial e a preocupação de que haja uma postura ética dos profissionais dessa área. As palestras contaram com a participação de ex-alunos do curso, que compartilharam suas experiências no mercado de trabalho empresarial, com foco no desenvolvimento do empreendedorismo, e discutiram sobre a carreira na Tecnologia da Informação, com foco no setor público.
 
Durante a cerimônia de abertura, a reitora Cláudia Marliére ressaltou a importância do desenvolvimento tecnológico proporcionado pelo curso para a comunidade de Ouro Preto e no âmbito nacional. "Acredito que nesses 30 anos trabalhou-se muito na qualidade da formação dos estudantes. Exemplo disso é a presença de ex-alunos com empresas na Paulista e a denominação de Ouro Preto como um Vale do Silício, principalmente na área da Inteligência Artificial", disse a reitora, acrescentado que "isso é muito bom para nós da UFOP e mostra as qualidades e as inovações dessa formação". 
 
O coordenador do workshop e também chefe do Decom, Carlos Frederico Cavalcante, comentou que o evento deste ano marca a celebração do aniversário de constituição do curso, com a proposta de gerar um sentimento de pertencimento entre os alunos. "É um espaço para reunir alunos atuais com os ex-alunos, além das empresas que são oriundas do curso, como a EFÍ, Stilingue, Masterix, Use Mobile e a Cachaça Gestor", afirmou. 
 
Ainda durante a abertura, foram apresentadas as perspectivas futuras para o curso, entre elas, como apontou a coordenadora Andreia Bianchi, a ampliação do Departamento: "O objetivo é estabelecer um Instituto de Computação, capaz de abranger várias áreas da Computação, como a Ciência de Dados, além de uma área voltada à Inteligência Artificial". 
 
O ex-reitor e professor aposentado do Decom, Marcone Jamilson Freitas Souza, também esteve presente compondo a mesa de abertura. Marcone é um dos responsáveis pela formação do curso de Ciências da Computação na UFOP. Ele pontuou que a presença das empresas criadas por ex-alunos é uma marca do curso, que "desde muito tempo possui a disciplina de empreendedorismo na grade curricular, e isso faz toda diferença. Essas empresas que estão aqui hoje nasceram dentro do curso de Ciências da Computação", explicou, reforçando que "a Universidade não forma pessoas para serem somente empregadas, é importante formar empreendedores também".
 
O evento se encerra nesta sexta (17), com mais palestras sobre a área da computação, trazendo inovações e questionamentos acerca da resolução de problemas tecnológicos. O encerramento vai contar com uma cerimônia de homenagens e agradecimentos.

Veja também

20 Fevereiro 2024

Uma delegação da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) representou o Brasil no Sustainable Industrial Processing...

Leia mais

19 Fevereiro 2024

A técnica administrativa do Departamento de Química (Dequi) Natália Roberta Marques Tanure teve sua pesquisa de mestrado transformada em capítulo...

Leia mais

7 Fevereiro 2024

O Núcleo de Direito do Consumidor (NDCon), vinculado ao Departamento de Direito (Dedir) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),...

Leia mais

30 Janeiro 2024

A equipe responsável pela pesquisa busca voluntários egressos do curso de Serviço Social da UFOP para responderem o questionário. O...

Leia mais