A discente Rosângela Márcia e seu orientador, o professor Hércules Tolêdo, apresentarão a primeira tese do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. A defesa será em 8 de novembro, no auditório do Cead.
A pesquisa da Rosângela analisa os modos de ensinar literatura infantil nos primeiros e segundos anos do ensino fundamental na rede municipal de ensino da cidade de Itabirito (MG) e ainda oferece elementos importantes para a compreensão do trabalho com a infanto-literatura, apontando subsídios para o desenvolvimento de metodologias adequadas para esses anos de escolarização.
O professor Hércules comenta sobre o trabalho da orientanda e as dificuldades enfrentadas: "em menos de quatro anos, Rosângela Magalhães encarou o desafio de desenvolver seu trabalho de pesquisa usando as tecnologias digitais em seu favor e otimizando seu tempo da melhor maneira possível, além de atuar em seus dois cargos de professora — municipal e estadual —, enfrentar a pandemia de Covid-19 e ter a felicidade de trazer ao mundo o pequeno Bernardo. Em meio a tantas tarefas, produziu este belo trabalho com cerca de 300 páginas."
Para o desenvolvimento da tese, Rosêngela contou com a parceria do grupo de pesquisa "Multics – Multiletramentos e usos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação" e do projeto de extensão "Café com broa & literatura boa".
"É o ensino, a pesquisa e a extensão, esses três pilares que fazem a universidade, reunidos para dar respostas à sociedade sobre tantas questões importantes, como essa que propomos: a formação do leitor de literatura nos anos iniciais da escolarização", ressalta Hércules, chamando a atenção para a importância da contribuição de outras áreas da Universidade para o trabalho de sua aluna.