Criado por Administrator em ter, 05/03/2013 - 11:04
Felipe Sales
A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) contemplou o projeto coordenado pelo professor de Pós-graduação do Departamento de Engenharia Geológica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), André Danderfer Filho. A pesquisa intitulada “Evolução Tectônica e Geocronológica da porção central do bloco Itacambira-Monte Azul, borda leste do paleocontinente São Francisco, norte de Minas Gerais” garantiu o recurso de mais R$40 mil.
O estudo pretende conhecer a evolução geológica de um antigo continente do escudo brasileiro, o paleocontinente São Francisco. A área a ser pesquisada abrange parte das cidades de Porteirinha e Riacho dos Machados, na região do Espinhaço Central.
O professor André Danderfer Filho explica como ocorrerão as investigações. “Elas serão feitas por meio de estudos de campo e em laboratório de petrografia, geoquímica e geocronologia”. A duração da pesquisa é de dois anos, podendo ser prorrogado por mais um ano.
Participam do projeto os professores Cristiano de Carvalho Lana e Hermínio Arias Nalini Júnior e o aluno de pós-graduação em nível de doutorado, Francisco Robério de Abreu.