Criado por Administrator em qua, 21/05/2014 - 14:03
Fernanda Mafia
Aumentar a produtividade e diminuir os custos do processo da mineração é um desafio para as empresas do ramo. Com esse objetivo, a pesquisa realizada pelo mestre em Engenharia Mineral pela UFOP, Walter Schmidt Felsch Junior, analisou frotas de caminhões da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) da Mina de Casa Pedra, em Congonhas, onde a extração de minério de ferro foi iniciada em 1913 e é considerada a mais antiga mina em operação do país. O estudo foi feito por Walter durante três meses, em parceria com o professor da UFOP Adilson Curi e os engenheiros Edmo da Cunha Rodovalho e Bruno Prado Meireles.
Walter explica que “o foco principal do trabalho foi a redução do consumo de diesel dos caminhões, de acordo com o perfil de transporte realizado, levando em consideração o sistema de tração de cada equipamento, que pode ser mecânico ou diesel-elétrico”. A partir disso, ele comparou o consumo energético dos caminhões em duas situações: carregado com deslocamento para cotas superiores e inferiores e identificou as rotas mais econômicas.
Os pesquisadores observaram fatores que influenciam no desempenho da frota como a dureza da rocha e a densidade do material a ser escavado e, assim, verificou-se uma redução de 5,9% no consumo de óleo diesel para os equipamentos da frota mecânica e 6,4% para os equipamentos da frota diesel-elétrica. “Com a redução do consumo de diesel, os custos são reduzidos”, conclui Walter.
Além dos ganhos principais, é importante ressaltar a contribuição que trabalhos como este trazem para a conservação do meio ambiente, pois com o uso de caminhões mais econômicos deixam de ser queimados 134.769 litros de óleo diesel sem reduzir a produtividade. O óleo é um recurso natural não renovável e a redução de seu consumo está alinhada às políticas ambientais.
Pesquisa premiada - Na última semana, a pesquisa foi agraciada com o 16° Prêmio de Excelência na Indústria Minero-Metalúrgica, concedido pela revista especializada Minérios & Minerales, com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). A premiação tem o objetivo de reconhecer práticas que ganham destaque no segmento da mineração.



Clique aqui e confira a publicação
Ouvidoria




