Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Pesquisa realizada por ex-alunos da UFOP trata da saúde de adultos e idosos em Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Mafia
 
Estudo com adultos e idosos de Mariana observou prevalência de excesso de peso nesses grupos. Essa é a conclusão da pesquisa de dois ex-alunos do curso de Nutrição da UFOP, Ademar Caixeta e Priscila Oliveira Barbosa. Eles avaliaram o estado nutricional de pacientes atendidos em uma estratégia de saúde da família de Mariana no ano de 2012. O trabalho foi realizado durante a disciplina de estágio supervisionado de Nutrição Social orientada pelo professor Élido Bonomo.

Ademar esclarece que vários estudos já apontam sobrepeso e obesidade nessa população, e a pesquisa realizada por eles reafirma esse quadro. Ele ainda acrescenta que “os resultados podem ser explicados pelas mudanças no estilo de vida ocorridas nas últimas décadas”. Como uma possível alternativa para reverter o caso, ele sugere que “a mudança desse quadro se passa pela adoção de programas de educação nutricional e de políticas públicas (nas esferas municipal, estadual e federal) que priorizem a prática regular de atividade física e uma alimentação saudável”.

OUTRAS PESQUISAS - Essa e outras pesquisas também desenvolvidas pelo aluno egresso foram aprovadas no XVII Congresso Brasileiro de Nutrologia, ocorrido em São Paulo no mês de setembro. Entre outras, Ademar avaliou o índice de massa corporal de pacientes portadores da síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV-1) atendidos em um hospital público de Minas Gerais, e a prevalência de obesidade abdominal entre adultos e idosos atendidos em uma estratégia de saúde da família de Mariana.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.