Ir para o conteúdo

Pesquisa sobre disciplinas está disponível para alunos e professores na área restrita Minha UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Entre os dias 13 de novembro e 16 de dezembro de 2012, professores e alunos da UFOP estão convidados a responder a Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplina, disponível na área restrita da Minha UFOP. A pesquisa foi formulada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e contém 10 questões, que podem ser respondidas em menos de 10 minutos. Todo o processo é on-line e os participantes não serão identificados.

Entre as questões que constam no questionário estão aspectos relevantes da condução das disciplinas, componentes curriculares e organização pedagógica dos cursos presenciais. São abordados aspectos da relação professor/aluno, o uso de metodologias que facilitem o aprendizado, a participação discente nas aulas, a coerência entre os conteúdos trabalhados ao longo do semestre e as avaliações realizadas. Professores e alunos devem atribuir os conceitos “Muito Bom”, “Bom”, “Regular”, “Ruim” ou “Sem Opinião”.

A Pesquisa sobre Disciplinas é realizada semestralmente e tem por objetivo coletar informações que serão posteriormente utilizadas em ações de melhoria do processo de ensino e aprendizagem. De acordo com o pró-reitor adjunto de graduação, Adilson Pereira dos Santos, a principal contribuição dessa consulta é a de oferecer um feedback aos próprios professores. Além disso, a pesquisa subsidia os departamentos e cursos na busca permanente da qualidade acadêmica da graduação.

“Considero essencial a participação do maior número de professores e estudantes, de modo que a consulta seja, de fato, representativa”, destacou o pró-reitor. Segundo Adilson, os resultados da pesquisa podem ainda ser utilizados para avaliações de estágio probatório e de concessão de estabilidade de professores, conforme Resolução do Conselho Universitário.

Entre as ações que podem ser realizadas pelos departamentos, em conjunto com o NAP, estão melhorias dos métodos avaliativos, da metodologia de ensino, do conteúdo das disciplinas e da relação professor-aluno. A participação é essencial para benefício da própria comunidade acadêmica.

Relatório da Pesquisa sobre Disciplinas 2011/2 está disponível para consulta

A Pesquisa de Desenvolvimento de Disciplinas da Graduação 2011/2 registrou a participação média de 76,4% dos estudantes, contando com maiores percentuais de participação entre os alunos dos departamentos de Análises Clínicas (85,2%), Ciências Médicas (82,9%), Farmácia (79,8%) e Engenharia de Controle e Automação (78,2%). De acordo com Juliana Santos da Conceição, do Núcleo de Apoio Pedagógico da Prograd, o aumento da participação é significativo e colabora para o mapeamento e melhor entendimento das demandas dos Departamentos.

Já a média de participação de docentes na pesquisa foi de 73,3%. Os maiores percentuais de adesão dos professores foram registrados nos departamentos de Museologia (90,0%), Controle e Automação/DECAT (85,0%), Filosofia/DEFIL (83,3%) e Matemática (81,3%).

De acordo com o NAP, o aumento da adesão confirmou a avaliação positiva dos estudantes quanto aos processos de ensino e aprendizagem, especialmente no que se refere aos aspectos listados abaixo:
 
  • Uso de metodologias que facilitem o aprendizado (avaliado como “Muito Bom” e/ou “Bom” por 68,8% dos estudantes);
  • Clareza na apresentação dos conteúdos (avaliada com os conceitos “Muito Bom” e/ou “Bom” por 71,5% dos estudantes);
  • Coerência entre o nível de exigência nas avaliações e o conteúdo ministrado (avaliada com os conceitos “Muito Bom” e/ou “Bom” por 74,2% dos estudantes);
  • Cumprimento do programa da disciplina, conforme apresentado no início do curso (avaliado como “Muito Bom” e/ou “Bom” por 77,0% dos estudantes).

A partir dessa análise, o NAP pretende incentivar os departamentos e colegiados de cursos a discutirem aspectos relevantes da pesquisa, propondo ações dinamizadoras do sucesso acadêmico. Além disso, a Prograd também trabalha a fim de relacionar os resultados da pesquisa com os índices de evasão e reprovação nas disciplinas, buscando estratégias articuladas no sentido da redução dos índices.   

 
Os relatórios das pesquisas sobre as disciplinas anteriores podem ser acessados no site da Prograd (www.prograd.ufop.br), no link “Avaliação de Disciplinas”. Todos os professores podem ter acesso ao conteúdo de avaliação de suas disciplinas.

Clique aqui para ter acesso direto aos resultados da pesquisa.

cartaz_-_pesquisa_desenvolvimento_ufop_para_web.jpg