Ir para o conteúdo

Pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho é realizada com técnico-administrativos da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Matias

A Qualidade de Vida no Trabalho dos técnico-administrativos da Universidade Federal de Ouro Preto foi avaliada em uma pesquisa realizada pelo terapeuta da UFOP, Arnaldo de Almeida. Desenvolvido no Mestrado em Administração, na Faculdade Novos Horizontes, o estudo teve como objetivos descrever e identificar fatores que propiciam satisfação no trabalho, dentre outros. 

Durante a pesquisa, foram ouvidos 15 técnico-administrativos do total de 618 vinculados à instituição. A maior parte das respostas obtidas mostra que os entrevistados aprovam a instituição. Um exemplo é que 80% disseram que a UFOP supre suas necessidades com alimentação, moradia, cultura e lazer. Outro destaque é referente ao salário, aprovado por 60% dos participantes. “A pesquisa me surpreendeu porque a maioria dos pontos analisados foi avaliada positivamente pelos entrevistados”, destaca Arnaldo.  

Os dados obtidos também revelam desafios a serem superados. Um deles é que 74% dos entrevistados afirmam que o espaço físico é inadequado, assim como os recursos para realização dos trabalhos. Outros dados apontam para a necessidade de melhorias na comunicação interna e na estruturação dos setores. 

Em suas recomendações, Arnaldo indica a realização de um fórum de debates, propiciando aos técnico-administrativos um espaço para que expressem suas ideias e sugestões.