Ir para o conteúdo

Pesquisa traça indicadores de saúde das cidades de Mariana, Ouro Preto e Itabirito

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Marques

Com o objetivo de analisar as taxas de internações por condições sensíveis à atenção primária à saúde na microrregião de Ouro Preto, o aluno de Medicina Helivelton Rocha Azevedo, orientado pela professora do Departamento de Medicina da UFOP, Palmira de Fátima Bonolo, desenvolveu um estudo de delineamento ecológico das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (Icsap) nos municípios de Itabirito, Mariana e Ouro Preto, de 1999 a 2010.

As Icsaps são um instrumento valioso para monitoramento do acesso aos serviços e avaliação da qualidade da atenção primária à saúde. De acordo com o aluno, “trata-se de um conjunto de doenças que, se abordadas de maneira adequada, dificilmente progridem a ponto de exigir internação”. O trabalho, que procura traçar o aumento das taxas de cobertura pela estratégia de saúde da família, recebeu Menção Honrosa no Encontro de Saberes 2013, quando foram premiados os melhores trabalhos nas modalidades pôster e apresentação oral.

O Encontro de Saberes é organizado pela UFOP em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação Educativa de Ouro Preto (Feop) e Fundação Gorceix. Os três dias de evento incluíram a participação da comunidade acadêmica da UFOP e de outras instituições de ensino. O Encontro, que foi criado em 2009, reúne mostras de trabalhos de pesquisa (Propp), extensão (Proex) e graduação (Prograd).

O Encontro incentiva o desenvolvimento de projetos de melhoria do ensino de graduação, visando apoiar propostas de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, incluindo a elaboração e a organização de materiais e coleções didáticas, dentre outras experiências inovadoras de desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. 

Para a professora Palmira, o prêmio como reconhecimento do trabalho é essencial para a continuidade do estudo: “Temos tido alta resolubilidade durante nosso trabalho. Além de ser importante para incentivar o aluno de graduação a fomentar seus estudos de pesquisa, os resultados são importantes para a comunidade local, que poderá se informar sobre os indicadores que avaliam o sistema de saúde dessa microrregião”.