Os manuscritos originais, datados do século XIX e início do século XX, foram entregues na sede da Banda Euterpe Cachoeirense, em Cachoeira do Brumado, pelo diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), José Benedito Donadon Leal, no dia 9 de agosto.
A banda, fundada nos anos 1850, já possuía um grande acervo de documentos, que se completou com a chegada das três caixas de arquivo contendo partituras, nomes de músicos e a primeira versão de seu estatuto, datado de 1890.
De acordo com o professor, os documentos já estavam com a UFOP desde a década de 1980, quando a pesquisadora Mônica Vitorino utilizou-os em uma pesquisa sobre as antigas bandas da região de Ouro Preto e Mariana. A pesquisa deu origem a um livro, publicado pela Editora UFOP, intitulado "A Banda de Cima", apelido da Banda Euterpe Cachoeirense usado pelos moradores mais antigos de Cachoeira do Brumado. As caixas foram entregues ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) em 2005, para que fossem usadas como material de pesquisa. O professor Donadon solicitou a guarda da documentação para que ela pudesse, enfim, voltar ao seu local de origem, em Cachoeira do Brumado.
A banda está avaliando a documentação e pretende buscar um especialista para atuar na restauração.