Pesquisadoras falam sobre múltiplas questões que afetam as mulheres

Hoje é mais um dia de luta! Afinal, direitos não são conquistados para sempre.

Neste Dia Internacional das Mulheres ouvimos reflexões de pesquisadoras da UFOP que investigam diversas questões que afetam a mulher.

"Uma parte de nós mulheres negras entende que todo momento de luta em prol da diminuição da desigualdade de gênero se faz importante enquanto um projeto de sociedade que se pretenda igualitária em direitos e oportunidades. Temos pautas diferenciadas do feminismo clássico, mas seguimos juntas nesse 8M. Diferentes e lado a lado."

Kassandra Muniz - Mulher Negra. Mãe. Cientista. Ativista. De Axé!

Professora do Departamento de Letras (ICHS) - Entre outros temas, pesquisa as questões da mulher negra

"As mulheres sofrem micro e macro violências todos os dias. Mesmo na academia, um ambiente onde teoricamente deveria haver igualdade de direitos, isso não acontece. A 'Andorinhas: Rede de Mulheres da UFOP' surgiu da necessidade das mulheres se unirem para trabalhar em ações que visem à redução das desigualdades de gênero e parentalidade na universidade."

Gabriela Guerra Leal de Souza

Professora do Departamento de Ciências Biológicas (Iceb) - Coordena a Rede Andorinhas de mulheres pesquisadoras da UFOP

"Apesar da presença da mulher em vários cenários, a caminhada para chegar ao que podemos considerar ideal pode demorar, pois são diversos desafios enfrentados pelas mulheres em relação à nutrição e à Aids. Hoje fala-se de feminização e pauperização do HIV/Aids, sendo preciso trabalhar o cuidado consigo, com o corpo, com a alimentação, com a autovalorização e com o empoderamento. A nutrição busca, por meio de oficinas, criar este ambiente e o compartilhamento de relacionamentos com equipes de saúde, com receitas nutritivas que trabalham esse autocuidado e esse olhar para si e para o seu feminino, buscando mais valorização pessoal e qualidade de vida. Obs.: A Aids é o agravamento da infecção pelo HIV, marcada por grande comprometimento do sistema imunológico do portador, proporcionando doenças oportunistas."

Sônia Figueiredo

Professora do Departamento de Nutrição (Enut)  - Entre outros temas, pesquisa as questões da mulher e a Aids

"O dia 8 de março merece ser lembrado para reconhecer o esforço das mulheres que lutaram para que conquistássemos o que temos hoje, embora ainda seja preciso alcançamos a igualdade de gênero, nossa eterna bandeira. E para nós mulheres-professoras, a conquista do reconhecimento da profissão docente, para além da missão pedagógica, segue sendo um agalma. Feliz dia da mulher!"

Margareth Diniz

Psicanalista e professora do Departamento de Educação (ICHS)  - Entre outros temas, pesquisa as questões da mulher-professora

"Apesar de estarmos no século XXI, nós mulheres passamos por várias dificuldades em nossas relações, o que dificulta a busca por igualdade social em todos os aspectos. O que pode ser exemplificado é que, apesar do esforço e dedicação à educação, as mulheres ainda enfrentam muitas disparidades no mercado de trabalho. E a disparidade é ainda maior para as mulheres negras."

Cristiane Santos

Professora do Curso de Ciências Econômicas (Icsa) - Entre outros temas, pesquisa as questões das mulheres jovens

"Falar sobre os desafios enfrentados pelas mulheres nas relações sociais perpassa a consideração de que somos uma multiplicidades de corpos. Da singularidade à coletividade desses corpos, somos mulheres negras, brancas, lésbicas, trans, indígenas, pescadoras, ribeirinhas, quilombolas e  tantas outras mais.  Nossa resistência e existência está ancorada no enfrentamento diário das distintas violências que sofremos e que expressam aspectos comuns da opressão. O machismo, o sexismo e o patriarcado são alguns desses aspectos que devem ser combatidos e vencidos no caminho para a liberdade. E a liberdade, como nos ensinou Angela Davis, é uma luta constante."

Karine Gonçalves Carneiro

Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (Escola de Minas) - Entre outros temas, pesquisa as questões das mulheres atingidas