Ir para o conteúdo

PET de Engenharia Ambiental da UFOP é o primeiro do Brasil

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Roberta Nunes

No Brasil há 779 grupos de Programa de Educação Tutorial (PET) distribuídos entre 114 Instituições de Ensino Superior, segundo o Ministério da Educação. Entre eles, o PET Ambiental, criado primeiramente pela Universidade Federal de Ouro Preto, que desde 2009 vem consolidando na sua área o ensino, a pesquisa e a extensão. Com a sua criação, os estudantes, os pesquisadores e os professores são beneficiados nas ações em prol do ambiente. 

O PET é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação. A formação ligada ao curso de Engenharia Ambiental da Escola de Minas permite o envolvimento de forma integrada e aprofundada aos temas socioambientais locais e regionais, proporcionando aos alunos conhecimento mais amplo do ambiente e dos problemas relacionados à região. Desde o início é orientado pelo tutor José Francisco do Prado Filho e conta com 12 bolsistas e dois voluntários. Atualmente, está sediado na Escola de Minas, campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto.

Um dos trabalhos destacados no Programa é desenvolvido no distrito de Antônio Pereira. Devido aos impactos ambientais sofridos no século XVII com as atividades minerarias e a atual condição por causa das grandes empresas de mineração, os petianos notaram a necessidade de fazer um mini plano diretor para o distrito. O levantamento é orientado pelo professor Frederico Garcia Sobreira com o intuito de informar a comunidade para que, a partir disso, haja melhoria na estrutura urbana e na qualidade de vida dos moradores.

Algumas atividades realizadas durante 2012

Melhora no tratamento e na qualidade da água de Ouro Preto
O tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos aplicados na água para atingir as condições adequadas para o consumo, ou seja, para que se torne potável. A pesquisa consiste em testes utilizando duas fontes naturais de água na região de Ouro Preto, uma com presença de arsênio e a outra com manganês. Também foi testada a eficiência do tratamento para a remoção de fármacos, para isso foram adicionados à  água nove fármacos, são eles: sulfametoxazol, trimetoprima, bezafibrato, diclofenaco, bisfenol-A, estrona, estradiol, etinilestradiol, onilfenol. 
 
Desenvolvido pelo professor Sérgio Francisco de Aquino e pela bolsista Tamile Dafne Marinho, o estudo tem o intuito de alcançar os melhores cenários de remoção de turbidez, metais e fármacos na água.  

Caracterização geoquímica das águas de antigas minas utilizadas para consumo em Passagem de Mariana
O abastecimento de água de determinadas residências no distrito de Passagem de Mariana é feito através de captação de águas de minas abandonadas, isentas de tratamento e monitoramento de qualidade, sendo assim há a ocorrência de elementos-traço, entre eles o arsênio.
 
O arsênio é agente causador de cânceres bem conhecidos e também tem sido associado a defeitos de nascença. Isso ocorre devido ao distrito ter diversas minas antigas de ouro e constituir uma área intensamente afetada pela exploração aurífera desde o século XVIII. A professora Adivane Teresinha Costa e a bolsista Janaína Mattiello Alves desenvolvem estudos detalhados que avaliam a exposição da comunidade de Passagem de Mariana ao elemento-traço, através de análises de urina e cabelo da população.


Perfil da inserção de ex-alunos de Engenharia Ambiental da UFOP no Mercado de Trabalho
Diante da necessidade de dados concretos para avaliação do profissional formado pela Escola de Minas e até mesmo do curso oferecido, foi realizado um levantamento do perfil profissional do egresso da engenharia ambiental da UFOP, no qual os ex-alunos responderam um formulário eletrônico, enviado via internet, sobre questões como tempo de ingresso no mercado de trabalho, áreas de atuação, faixa salarial, dificuldades e facilidades encontradas na colocação após a formatura, bem como deficiências e diferenciais apresentados durante a graduação.  
 
A pesquisa foi conduzida em quatro etapas: elaboração do formulário eletrônico, seguida de levantamento de contatos do ex-alunos (emails e telefone), envio das questões via internet e organização e tratamento dos dados. Foi obtido um total de 103 respostas, que corresponde a 68,7% de um total de 150 ex-alunos formados até final do primeiro semestre de 2011. Por meio do estudo, foi possível levantar o tempo para ingresso no mercado de trabalho e identificar a diversidade de áreas de atuação profissional dessa nova modalidade da engenharia. 

 
Estudo sobre resíduos sólidos na microrregião de Ouro Preto
O estudo avalia a percepção, a intenção, o interesse e os fatores que motivam a população de Ouro Preto a participar do programa de coleta seletiva, bem como a percepção, o conhecimento, as expectativas e a satisfação dos indivíduos quanto à qualidade ambiental e ao atual programa de resíduos sólidos do município. Orientado pelo professor José Francisco do Prado Filho, o projeto conta com a participação das bolsistas Clara Silva e Nathália Duarte Braz Vieira. 

Uso e ocupação do solo na região do Anticlinal de Mariana
O estudo abordou a região sudeste do Quadrilátero Ferrífero, no domínio estrutural conhecido como Anticlinal de Mariana. O local necessita de mapeamento e estudos para que seja possível a adoção de práticas de uso e ocupação adequadas. Nos últimos 40 anos o crescimento desordenado das áreas urbanas de Ouro Preto e Mariana foi direcionado para estes locais, que têm más características nas formas geológicas, gerando, assim, muitas situações de risco. O estudo é orientado pelo professor Frederico Garcia Sobreira e tem a participação da bolsista Valéria Pires Rodrigues.

Estudo de língua estrangeira
Todos os bolsistas do PET precisam aprender uma língua estrangeira. A iniciativa é individual, mas a Fundação Gorceix (Fundação de apoio à Escola de Minas) oferece gratuitamente o curso de idioma. Os cursos estão com inscrições abertas até 9 de dezembro. Interessados podem se inscrever no site da Fundação
 
 Treinamento de alunos para atuar como monitores do ArcGIS 10.0
O ArcGIS é uma ferramenta de Sistema de Informações Geográficas e permite desenvolver mapas temáticos, fazer análises espaciais e em imagens, gerar relatórios e gráficos, consultar dados, atualizar feições, entre outras funcionalidades. Um treinamento em ArcGIS foi oferecido  pela Fundação Gorceix e ministrado pela Academia GIS Imagem para as bolsistas Carla Cristina Gonçalves e  Clara Silva e Klaus Paz.  O treinamento teve uma duração total de 120 horas e, após a conclusão, as duas ofereceram aos outros petianos um curso para transmitir o conhecimento adquirido e em seguida o curso foi oferecido também aos alunos do curso de Engenharia da UFOP.