Ir para o conteúdo

PET de Nutrição: atuante na comunidade e formando cidadãos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Rolder Wangler

Formar cidadãos comprometidos com a responsabilidade social. Essa é uma das iniciativas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Nutrição da UFOP. Sob a coordenação do professor, Camilo Adalton Mariano da Silva, o PET busca formar uma consciência crítica nos estudantes e levá-los cada vez mais a se envolver com a sociedade.


O PET é um programa do Governo Federal que beneficia trabalhos e projetos em pesquisa, ensino e extensão. No caso do curso de Nutrição, ele coloca os estudantes e a Universidade em um contato mais próximo com a comunidade local. Ao propor mais aprendizado aos acadêmicos, ele também tende a suprir uma necessidade do município em relação à saúde, onde nem todos conseguem ter acesso e acompanhamento nutricional. “Além de proporcionarmos um estudo mais consistente quando colocamos o aluno em contato com a população, buscamos formar cidadãos,” destaca Camilo Silva.


De acordo com o site do Ministério das Comunicações, o PET conta com 779 grupos distribuídos em 114 Instituições de Ensino Superior nas mais diferentes áreas do conhecimento.  


Programas para a Terceira Idade

Com o projeto intitulado “Assistência nutricional e dietoterápica dos integrantes do programa Terceira Idade: Vitalidade e Cidadania”, o PET de Nutrição monitora os idosos. Acompanhamento nutricional, oficinas de culinária voltadas para quem tem alguma patologia e palestras abertas à comunidade estudantil são algumas das ações promovidas pelo curso.


O projeto, que existe há 30 anos e já envolveu os cursos de Farmácia e de Medicina, busca fazer um atendimento diferenciado no Posto de Saúde da UFOP. Através do conhecimento sobre a doença, o estudante tem a oportunidade de enxergar o paciente como agente e fazer o melhor atendimento nutricional.


Programas com as creches de Ouro Preto

“Avaliação e posterior atendimento nutricional de crianças matriculadas nas creches de Ouro Preto” é o projeto que faz um diagnóstico do estado Nutricional dos pequeninos. Com 12 alunos do curso de Nutrição envolvidos, a iniciativa atende 18 creches, sendo 15 urbanas e três rurais, desenvolve as três áreas da universidade: Ensino Pesquisa e Extensão.


Com todas as creches envolvidas, o programa atinge um total de 503 crianças avaliadas, com consentimento e acompanhamento da família dos envolvidos.
“Essas ações são importantes, pois reforça o direito humano a alimentação, que por sua vez promove o desenvolvimento intelectual,” afirma o professor Camilo Silva.

Análise da qualidade da cachaça

O projeto de extensão surgiu do grande apelo da cidade de Ouro Preto por essa bebida tipicamente brasileira. A idéia inicial é propor políticas públicas que beneficiassem a idoneidade no processo de fabricação da aguardente, que por muitas vezes foram identificadas contaminadas com metais pesados.


Dia da Saúde

O Dia da Saúde é uma atividade interdisciplinar que envolve também o curso de Farmácia e de Medicina e que coloca os profissionais em contato com a comunidade. O projeto ocorre uma vez por mês, em um bairro a ser escolhido, e os moradores passam a ser avaliados por profissionais de algumas áreas da ciência da vida.  O intuito é fazer com que a comunidade comece a perceber a necessidade desse profissional e proporcionar abertura no mercado de trabalho.


Além dos trabalhos desenvolvidos na área, os alunos também gravam e produzem o InfoNutri, um spot informativo que é veiculado pela Rádio UFOP há 8 anos.


Estudantes falam de suas experiências
 
Para os estudantes que integram o Programa de Educação Tutorial (PET), o comprometimento é fundamental para o avanço e o desenvolvimento da pesquisa. “O contato com pessoas da Terceira Idade e a forma como conversar com eles influenciam diretamente no crescimento dos alunos. Eles saem da Universidade com conhecimento profissional,” salienta Juliana de Bragança, que está no 8º período do curso de Nutrição e participa do PET.

Para Thales de Freitas, aluno do 6º período de Nutrição, o Programa é uma forma de adquirir responsabilidade. “Com o PET conseguimos conhecer a realidade das crianças carentes e como essa realidade nos motiva”.