Criado por Administrator em ter, 27/11/2012 - 15:05
Por Roberta Nunes
O Programa de Educação Tutorial (PET) de Física atua há dois anos na UFOP, proporcionando aos alunos uma complementação acadêmica, que atenda às necessidades da graduação e prepare estudantes para a entrada na Universidade. Orientados pelo tutor e professor Silmar Antônio Travain, o PET possui: o Preparatório para alunos do ensino médio; o “Física 0”, para auxiliar possíveis dificuldades nas disciplinas da graduação; intercâmbio com escolas públicas; e o projeto Museu Itinerante.
O curso preparatório auxilia os estudantes do ensino médio na parte teórica e os envolve na prática dos laboratórios de pesquisa. O intuito é sanar possíveis dificuldades com as disciplinas básicas de exatas como matemática, física e química. O curso é oferecido anualmente para 30 alunos, de três escolas públicas diferentes. Além do trabalho anterior à entrada na Universidade, o PET dispõe do Curso de Física 0, para graduandos do curso de Física com dificuldades nas disciplinas e necessidade de apoio.
Intercâmbios culturais ocorrem de duas a três vezes por semestre. No dia 19 de outubro, o PET realizou uma Feira Científica, com a participação da Escola Estadual Dom Pedro II. A temática abordada foi sobre biomateriais, tecnologia de materiais e biocombustíveis, mostrando experimentos que instiguem a curiosidade e o interesse dos estudantes.
O projeto Museu Itinerante também visa o despertar da sociedade de Ouro Preto pelas ciências. Ele levará oficinas de física, experimentos, equipamentos atrativos e atividades para as escolas, por meio de um carro itinerante. De acordo como tutor Silmar, o projeto está previsto para iniciar em dezembro de 2012. A proposta é dar continuidade não só com a física, mas com a química, a engenharia, as ciências humanas e outros cursos que se unam e consigam proporcionar a expansão do conhecimento.
No âmbito da pesquisa, o PET Física trabalha com o desenvolvimento de filmes e superfícies finas para a utilização em dispositivos e sensores eletrônicos, utilizando polímeros que podem conduzir eletricidade e ser luminescente. O programa busca desbravar esta frente tecnológica, com o apelo de gastar menos energia e possuir a facilidade de agregar valores.
Mais informações no site www.iceb.ufop.br/petfis.