A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, na última sexta-feira (27), a proposta de criação do doutorado em Comunicação na UFOP. Desde 2014 o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) conta com o curso de mestrado, o qual, em 2022, recebeu a nota 4 em sua Avaliação Quadrienal.
Segundo o pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Douglas da Silva Tinti, "A aprovação do curso de doutorado foi recebida com muita alegria pela UFOP. A proposta de criação do curso foi bem avaliada pela Capes, destacando a inserção do curso na região dos Inconfidentes e seu caráter inovador em relação à área".
De acordo com o coordenador do PPGCOM, Fred Tavares, a criação do doutorado fortalece ainda mais a Instituição. "A pós-graduação é muito importante para a fixação de alunos e professores na Universidade, e é mais um motivo para que ela seja valorizada cada vez mais", ressaltou.
O doutorado em Comunicação ainda não tem previsão de início. A UFOP aguarda a publicação dos atos normativos do Ministério da Educação para divulgar a data de início e de publicação do edital.
NOVOS DOUTORADOS: Em julho deste ano, já haviam sido aprovados outros dois doutorados na UFOP: em Ecologia de Biomas Tropicais e em Educação Matemática.
Ambos têm previsão de início em 2025. No entanto, a data oficial ainda depende dos trâmites administrativos da Capes e do Ministério da Educação. Os editais serão publicados assim que as portarias forem emitidas.
Saiba mais sobre os doutorados em Ecologia de Biomas Tropicais e em Educação Matemática.