Ir para o conteúdo

Ciclo de Seminários traz professor de estatística da Universidade de Connecticut

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Livia Ferreira
O primeiro dia do Ciclo de Seminários organizado pelo Departamento de Estatística (Deest) e pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) contou com a presença do professor Nitis Mukhopadhyay, do Departamento de Estatística da Universidade de Connecticut.

De acordo com o coordenador do Ciclo de Seminários, professor Ivair Silva, o propósito da vinda do professor Mukhopadhyay é contribuir com os projetos de internacionalização da UFOP e dar continuidade à parceria da Instituição com os pesquisadores da Universidade de Connecticut para promover outros projetos. 
 

07527_pos_graduacao_12_6250250037947898962.jpg

Livia Ferreira
Nitis Mukhopadhyay é referência mundial nas áreas de estatística teórica, matemática aplicada e teoria de probabilidade
 
O palestrante, que é especialista nas áreas de estatística e probabilidade aplicada, abordou temáticas que tangenciam diversas áreas da ciência. O evento foi dividido em dois seminários e a primeira apresentação foi sobre a interação entre ensino e pesquisa. Para Mukhopadhyay, "o ato de ensinar alimenta a pesquisa, a pesquisa alimenta o prazer em aprender e realimenta o prazer em ensinar". 

No segundo seminário, o professor apresentou o método Sequential Methodologies, que tem importante aplicação em vários ramos da ciência, como no controle de pragas em plantações, no tempo de atendimento de ambulâncias em emergências em acidentes de trânsito, na estimativa de tamanho populacional de animais em extinção, entre outras. 

Nesta terça (19), as apresentações acontecem no auditório da Escola de Farmácia. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente no site do PPEA. 

EVENTO EM 2021 - A visita de Mukhopadhyay à UFOP tem como objetivo tratar dos preparativos para o 8th International Workshop in Sequential Methodologies (IWSM), que será sediado na UFOP em 2021. É a primeira vez que o evento será realizado em um país da América Latina.

O professor terá, neste terça, às 13h30, uma reunião na Reitoria da UFOP para apresentar o evento e tratar do público alvo e das ações da Universidade no auxílio à realização de sua oitava edição. 

Veja também

8 Abril 2024

São duas vagas, uma para a área de concentração de Térmica e Fluidos e outra para a área de concentração...

Leia mais

3 Abril 2024

Orientada pelo professor Diogo Ferraz, do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, a estudante Érica Cristina Alves Ouverney foi selecionada...

Leia mais

1 Abril 2024

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Escola de Farmácia (CiPharma) da UFOP abre inscrições para seleção extra do...

Leia mais

21 Março 2024

Termina na próxima segunda-feira (25) o prazo das inscrições para credenciamento de docentes permanentes e colaboradores para atuarem no Programa...

Leia mais