Estudante graduada em Farmácia e mestre pelo programa de pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Luciana de Jesus Inácio, foi selecionada em 2º lugar para o doutorado pleno em ciência veterinária na Università degli Studi di Padova (UNIPD), Itália, com bolsa integral do governo italiano.
Antes de participar do processo seletivo da UNIPD, Luciana se inscreveu em editais da CAPES e CNPq (2016) e teve pedidos de bolsas brasileiras negados. Com isso, o governo italiano disponibilizou recursos para a estudante por já conhecer o trabalho da aluna.
Durante o último ano de sua graduação (2013/2014), Luciana realizou um período sanduíche na UNIPD por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras e também estagiou no laboratório de Analítica da área de farmacologia e toxicologia veterinária, onde desenvolverá seu projeto de doutorado.
Luciana desenvolveu seu mestrado em Biotecnologia (área de concentração Genômica e Proteômica) no Laboratório de Enzimologia e Proteômica (LEP) e no Laboratório de Doença de Chagas (LADOC), sob a orientação dos professores William de Castro Borges, Marta de Lana e do Dr. Maykon Tavares de Oliveira.